cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Ben Affleck

    Nome:Ben Affleck
    Idade:48 anos
    Nascimento:15 de agosto de 1972
    Altura:1,92m

    BIOGRAFIA

    Benjamin Geza Affleck nasceu em Berkeley, Califórnia, em 1972. Quando tinha três anos, a família mudou para Cambridge, Massachusetts. O pai, Tim Affleck, passou a trabalhar em um centro de reabilitação para dependentes químicos após livrar-se do vício do álcool, enquanto a mãe Chris é professora. Eles se divorciaram quando Ben tinha 12 anos – seu pai chegou a trabalhar no teatro ao lado de Dustin Hoffman.

    O jovem Ben, já aos sete anos, em Boston, ele foi recrutado por Jan Egleson, um amigo da família, para atuar num filme independente (The Dark End of The Street). Ben só lembra que se divertiu muito. Depois, foi para a TV, fez comercial para a lanchonete Burger King e, na escola, era conhecido como “aquele garoto da televisão”. Quando menino, morava a dois prédios de Matt Damon. Eles jogavam beisebol juntos e frequentavam a mesma escola. Vem daí a amizade que os transformou na dupla inseparável de Hollywood.

    Para agradar a mãe, Ben Affleck chegou a frequentar a Universidade de Vermont, mas largou os estudos no primeiro semestre rumo a Los Angeles, onde passou a viver no sofá de um apartamento. Nos tempos de vacas magras por um lugar ao sol em Hollywood, ele dividia um apartamento com Matt Damon. Para pagar o aluguel de US$ 300, tiveram de alugar um dos quartos.

    Anos depois, os amigos dividiram também um Oscar de Roteiro Original em 1998, por Gênio Indomável. A Miramax pagou US$ 1 milhão para Damon pelo roteiro, que os transformaram, à época, nos queridinhos do estúdio.

    Além da amizade com Damon, Ben também foi apadrinhado em Hollywood pelo diretor Kevin Smith. Depois de Barrados no Shopping, ele escreveu para Affleck o papel do cartunista que se apaixona por uma lésbica em Procurando Amy. E foi Smith quem levou o roteiro de Gênio Indomável para Harvey Weinstein, então chefão da Miramax.

    Gênio Indomável (1997) transformou a vida de Ben, que pôde passar a escolher em quais filmes atuaria em vez de atravessar maçantes audições. Vieram Armageddon, Shakespeare Apaixonado (ambos de 1998) e Pearl Harbor (2001).

    Nos anos 2000, porém, o ator participou de filmes descartáveis ou que fracassaram nas bilheterias, casos da adaptação Demolidor – O Homem Sem Medo, Contato de Risco (ambos de 2003), Sobrevivendo ao Natal (2004). A exceção é Hollywoodland – Bastidores da Fama, que deu a Ben Affleck o prêmio de Melhor Ator em Veneza em 2006.

    No ano seguinte, ele expande sua atuação no cinema para além do roteiro ou atuação: Ben estreia na direção de um longa com Medo da Verdade, que joga luzes em dois detetives de Boston, ambiente que o ator/diretor/roteirista voltaria a explorar em seu segundo longa na direção, Atração Perigosa (2010).

    FILMOGRAFIAVER TODOS