cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Christian Bale

    Nome:Christian Bale
    Idade:48 anos
    Nascimento:30 de janeiro de 1974
    Altura:1,83m

    BIOGRAFIA

    Christian Charles Philip Bale nasceu em 30 de janeiro de 1974, em Haverfordwest, no condado de Pembrokeshire, no País de Gales. Filho de David, um empreendedor nascido na África do Sul, mas criado na Inglaterra, e Jenny, artista de circo, Bale é o caçula dos quatro filhos e passou parte da infância em diversos países.

    Chegou a jogar rúgbi, mas começou a atuar muito cedo. Aos 8 anos, foi a estrela de um comercial de cereais. No ano seguinte, estreou no teatro ao lado de Rowan Atkinson, o Mr. Bean, em The Nerd. No cinema, Bale desponta aos 13 ao ser dirigido por Spielberg em O Império do Sol – o ator é um garoto de 11 anos que está na China com a família na Segunda Guerra Mundial. Não gostou do peso da fama. “Era um horror! Eu estava prestes a chorar nas entrevistas e fugir durante as coletivas de imprensa”. Bale pensou em desistir da carreira, mas foi trazido de volta por Kenneth Branagh, que o dirigiu em Henry V (1989).

    Outro momento de destaque na carreira do então jovem ator é Adoráveis Mulheres (1994), no qual foi escolhido a dedo por Winona Ryder, a protagonista. Em 1999, Bale entrega uma performance visceral no contraditório Psicopata Americano, que dividiu a crítica na pré-estreia em Sundance.

    Seis anos depois, acontece um dos mais felizes encontros cinematográficos da década nos Estados Unidos: o já estabelecido ator dramático inicia a parceria com Christopher Nolan no renascimento do Homem-Morcego em Batman Begins. Desde então, a carreira de Bale se solidifica, trabalhando com Terrence Malick (O Novo Mundo), Herzog (O Sobrevivente), repetindo o papel de Bruce Wayne na obra-prima Batman: O Cavaleiro das Trevas e em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

    Em 2011, finalmente ganha sua primeira estatueta, de Ator Coadjuvante, em O Vencedor. No longa-metragem de David O. Russell, ele é Dick Ecklund, um ex-boxeador que sucumbiu ao vício, mas tem sua chance de redenção ao treinar seu irmão mais novo, Micky Ward.

    FILMOGRAFIAVER TODOS