cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Heath Ledger

    Nome:Heath Ledger
    Idade:42 anos
    Nascimento:04 de abril de 1979
    Altura:1,85m

    BIOGRAFIA

    Heath Andrew Ledger nasceu em 4 de abril de 1979, na cidade de Perth, norte da Austrália. Seu pai, Kim Ledger, é engenheiro e piloto de carro de corrida, enquanto sua mãe, Sally, é professora. Desde cedo Heath apresentava vontade de atuar, participando de peças na escola. Aos 10 anos, foi o ator principal da encenação de Peter Pan realizada na Guildford Grammar School. Neste período seus pais se separaram e o jovem Heath buscou em sua irmã Kate, também atriz e depois produtora, e em Gene Kelly inspiração para se manter no palco.

    Aos 16 anos, ele abandonou a escola para tentar carreira como ator. Saiu de Perth rumo a Sidney, onde participou, entre 1993 e 1997, de algumas produções televisivas como Ship to Shore, Roar e Home and Away, uma das mais bem-sucedidas séries da televisão australiana.

    Apesar do crescente sucesso na televisão, foi no cinema que o ator conseguiu maior destaque, principalmente a partir de 1999. Neste ano ele protagonizou o elogiado drama Two Hands, premiado pelas associações australianas, e foi também um dos atores principais da comédia romântica 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, colocando assim seu nome entre os mais talentosos jovens atores de Hollywood.

    Preocupado em ser taxado apenas como “ator jovem e bonito”, ele se preocupou em procurar papéis que fugissem deste estereótipo e que pudessem demonstrar seu valor dramático. O primeiro deles foi como filho do personagem de Mel Gibson no drama O Patriota, de 2000. Depois, fez sua primeira participação como protagonista de um filme em Hollywood: Coração de Cavaleiro, de 2001. No mesmo ano, contracenou com Halle Berry e Billy Bob Thornton no elogiado A Última Ceia.

    A partir daí, ele buscou papéis variados, tanto como protagonista quanto coadjuvante. Ned Kelly (2003), Casanova (2005), The Brothers Grimm (2005), and Lords of Dogtown (2005) foram os filmes seguintes em que o ator participou, causando reações diversas dos críticos. Estes alegavam que, tentando fugir do estereótipo que achou estar confinado, Ledger nem sempre acertava nos papéis que escolhia.

    Com a sua performance em O Segredo de Brokeback Mountain, Heath Ledger reverteu as críticas negativas em positivas e conseguiu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria Melhor Ator. Interpretando um caubói homossexual, ele se estabeleceu como um ator requisitado em Hollywood, participando de duas importantes produções: Candy, de volta na Austrália, e Não Estou Lá, espécie de cinebiografia de Bob Dylan.

    As atenções do mundo, no entanto, se voltariam a Ledger apenas durante a finalização da sequência de Batman Begins, de Christopher Nolan. Durante a pós-produção do filme, Heath Ledger, escalado para interpretar o vilão Coringa no filme, foi encontrado morto em seu apartamento no Brooklyn.
    A notícia chocou o mundo, pois o ator, apenas com vinte e oito anos, estava no auge de sua carreira. De acordo com a autópsia realizada semanas depois, ele morreu por conta de uma overdose acidental de remédios prescritos, como analgésicos, calmantes e soníferos.

    Cerca de seis meses após a morte de Ledger, Batman – O Cavaleiro das Trevas foi lançado e sua performance foi elogiada como um dos pontos fortes do filme. Ele ganhou mais de 30 prêmios póstumos, entre eles o Globo de Ouro de Melhor Ator, o prêmio Sindicato dos Atores, o BAFTA e Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, sendo o segundo ator a receber um prêmio após sua morte na história do Oscar, junto ao também australiano Peter Finch, de Rede de Intrigas.

    Embora tenha conseguido finalizar Batman, o ator faleceu no meio das filmagens de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, de Terry Gilliam. Para completar o longa, três atores – e amigos de Heath – entraram na produção de última hora, sendo eles Jude Law, Robert Downey Jr. e Johnny Depp.

    FILMOGRAFIAVER TODOS