cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Hugh Jackman

    Nome:Hugh Jackman
    Idade:52 anos
    Nascimento:12 de outubro de 1968
    Altura:1,88m

    BIOGRAFIA

    Hugh Michael Jackman nasceu em 12 de outubro de 1968 em Sidney, Austrália. Filho de pais ingleses, Jackman é o mais novo de cinco irmãos. Seus pais se separaram quando ele tinha oito anos. Enquanto sua mãe viajou de volta para a Inglaterra, Hugh ficou com o pai e os irmãos na Austrália.

    Foi na Knox Grammar School que ele teve seu primeiro contato com o mundo do teatro. Em 1985, o grupo local encenou My Fair Lady com Jackman como protagonista. Após se formar, trabalhou por um ano na escola Uppingham, tirando uma folga dos estudos, e depois voltou para a Universidade de Sidney para fazer o curso de jornalismo. No último ano de curso, ele fez uma aula eletiva de drama para conseguir pontos extras. O resultado foi melhor que o esperado e Jackman descobriu seu gosto pela atuação.

    Após conseguir o diploma em Comunicações, ele dedicou-se a estudar atuação, chegando inclusive a recusar um convite para participar da famosa série australiana Neighbours pensando em terminar seu curso na Western Australian Academy of Performing Arts. Em 1994, Hugh Jackman se formou e, pouco tempo após a cerimônia, recebeu uma ligação o convidando para participar da minissérie televisiva Corelli, em que conheceu sua futura esposa Deborra-Lee Furness. “Tecnicamente estive desempregado por treze segundos”, brinca Jackman.

    A série durou apenas uma temporada. Depois disso, Jackman partiu novamente para o teatro, participando de peças como A Bela e a Fera e Crepúsculo dos Deuses. Nesta época, final da década de 90. No entanto, o reconhecimento fora da Austrália veio apenas em 1998, com a encenação da peça Oklahoma!, que recebeu uma adaptação cinematográfica protagonizada pelo próprio Jackman um ano depois.

    Sacramentando o sucesso do ator, ele foi convidado em 1999 para interpretar o Wolverine na adaptação dos quadrinhos X-Men de Bryan Singer. Apontado como o filme que trouxe os quadrinhos à pauta em Hollywood, X-Men tornou Jackman famoso mundialmente, colocando-o para contracenar com nomes como Patrick Stewart e Ian McKellan.

    Dois anos depois, veio a primeira indicação ao Globo de Ouro por Kate e Leopold. Jackman, que no filme interpreta um duque inglês que viaja no tempo, participou no mesmo ano de A Senha Swordfish, contracenando com John Travolta e Halle Berry, sua parceira de X-Men.

    Embora seu sucesso no cinema tenha crescido a cada ano, ele nunca deixou de lado sua carreira no teatro. Em 2004, ele chegou a ganhar um Tony Award por sua performance como Peter Allen no musical The Boy From Oz. Depois disso, o ator chegou a apresentar o Tony Awards por três anos consecutivos, conquistando um prêmio da Variety pela apresentação do programa de 2003.

    De volta ao cinema, Jackman trabalhou com grandes diretores como Christopher Nolan (O Grande Truque), Woody Allen (Scoop – O Grande Furo) e Darren Aronofsky (A Fonte da Vida), além de substituir Russel Crowe em Austrália, de Baz Luhrmann.

    FILMOGRAFIAVER TODOS