cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    James Cameron

    Nome:James Cameron
    Idade:66 anos
    Nascimento:16 de agosto de 1954
    Altura:1,87m

    BIOGRAFIA

    Nascido em 16 de agosto de 1954 na pequena cidade de Kapuskasing, na província de Ontario, filho do engenheiro elétrico Philip e da enfermeira Shirley Cameron, James Cameron era fascinado pelos efeitos especiais cinematográficos desde sua primeira exibição ao épico de ficção científica de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968. O jovem imaginou como a equipe de Kubrick foi capaz de criar visuais tão impressionantes, e começou a sonhar em ingressar na indústria do cinema.

    Mas o sonho só tomou força novamente em meados dos anos 70. Cameron, que havia se mudado com sua família para a Califórnia, nos Estados Unidos, havia largado os estudos e vivia de bicos como motorista de caminhão. Mas, ao ver Guerra nas Estrelas, seu desejo de fazer filmes cresceu, em parte por inveja de George Lucas ter feito a obra que Cameron sempre imaginou.

    Inspirado, ele criou um curta de 12 minutos de nome Xenogenesis, o que acabou dando-lhe uma vaga na empresa do lendário produtor Roger Corman, a New World Pictures, fazendo efeitos para filmes como Mercenários das Galáxias e tendo de substituir o diretor de Piranhas II, descobrindo o talento e esforço necessários para a criação de um filme, mesmo os de qualidade duvidosa. Além disso, escreveu roteiros para a sequência de Alien e o script original de Rambo 2 – A Missão, alterado em grande parte por Sylvester Stallone.

    Baseado em um pesadelo recorrente, O Exterminador do Futuro foi seu primeiro trabalho real como diretor. Mesmo com investidores relutantes em deixar alguém com pouca experiência dirigir um filme de orçamento significativo (cerca de 6,5 milhões de dólares), Cameron impressionou ao transformar a aventura de um homem mandado ao passado para proteger uma mulher de um robô assassino em um sucesso de bilheteria, tanto que foi chamado para assumir a direção de Aliens, que chegou a ser indicado a sete Oscars, incluindo o de Melhor Atriz para Sigourney Weaver, um marco para filmes de ficção científica.

    Com sua carreira estabelecida, Cameron passou a procurar meios de inovar os aspectos técnicos no cinema. Os efeitos computadorizados de O Segredo do Abismo foram um marco para a época, assim como em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.

    Enquanto True Lies custou cerca de 120 milhões de dólares por suas cenas de ação mirabolantes, Titanic foi certamente o projeto mais ambicioso de Cameron, e da indústria como um todo na época. Procurando trazer fidelidade total aos eventos reais do naufrágio do navio, a equipe do filme recriou os ambientes, além de um réplica, do Titanic com perfeição.

    O filme foi o primeiro a ultrapassar a marca dos 200 milhões de dólares em orçamento, risco que foi bem recompensado ao se tornar o de maior bilheteria de todos os tempos, chegando a angariar quase 2 bilhões de dólares, e sendo vencedor de 11 Oscars, algo que apenas Ben-Hur e O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei conseguiram se equiparar.

    Entre Titanic e Avatar – cujo roteiro Cameron já havia escrito em 1994 –, o diretor passou mais de uma década aperfeiçoando a tecnologia necessária para dar a vida ao planeta Pandora e seus habitantes. Filmado completamente em 3D, Avatar superou o recorde estabelecido por ele próprio, chegando a receber 2,8 bilhões de dólares em ingressos.

    FILMOGRAFIAVER TODOS