cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Jamie Foxx

    Nome:Jamie Foxx
    Idade:53 anos
    Nascimento:13 de dezembro de 1967
    Altura:1,75m

    BIOGRAFIA

    Eric Marlon Bishop nasceu no dia 13 de dezembro de 1967 em Terrell, Texas. Sua mãe, Louise Annete Talley Dixon, era adotada e, pouco tempo após ter Jamie, abandonou o bebê, que acabou também sendo criado pelos avós adotivos maternos. Teve uma infância muito rígida e começou a tocar piano aos cinco anos por ordem da avó. Pouco tempo depois, entrou para o coral da igreja batista de sua cidade.

    No colégio, Foxx estudou na Terrell High School, conseguindo ir além das boas notas e se sair bem nos esportes, especialmente no basquete e no futebol americano. Depois de terminados os estudos, o ator conseguiu uma bolsa de estudos no United States International University, onde estudou música erudita e composição.

    Ao lado da carreira musical e esportiva. Foxx sempre demonstrou talento pelas piadas. Sua estreia como comediante, inclusive, veio por conta de um desafio de uma namorada, que não acreditava que ele teria coragem de subir no palco e contar piadas.

    Mas ele subiu, e encontrou uma nova paixão. Inclusive adotou o nome artístico Jamie Foxx: Jamie por este ser nome tanto de homem quanto mulher, levando em conta que as mulheres se apresentavam primeiro nos clubes de comédia, e Foxx em homenagem ao comediante Redd Foxx, um de seus ídolos.

    Por conta de seu sucesso no clube de comédia, ele foi escalado para as séries televisiva In Living Color e Roc. A recepção foi tão boa que o ator ganhou seu próprio programa, o The Jamie Foxx Show, que ficou no ar entre 1996 e 2001.

    No entanto, antes disso, o ator fazia suas primeiras investidas no cinema. Em 1992, ele estreou nas telonas com a comédia Toys. Participou depois de alguns longas como The Truth About Cats & Dogs, The Great White Hype mas o sucesso veio somente em 1999, com Um Domingo Qualquer, de Oliver Stone.

    No filme de Stone, Foxx interpreta o quarterback novato Willie Beamen. A experiência anterior do ator com o futebol americano o ajudou a conquistar o papel, trazendo mais verossimilhança à interpretação.

    Após conseguir papeis em filmes como Bait, Shade e Ali, Foxx teve em 2004 o ano mais importante de sua carreira. Neste período, ele estrelou Colateral, ao lado de Tom Cruise, e Ray, cinebiografia do cantor Ray Charles.

    Ambos os papeis colocaram o ator entre as estrelas máximas de Hollywood, sendo o segundo na história a conseguir duas indicações ao Oscar no mesmo ano por filmes diferentes. Por sua interpretação em Ray, venceu tanto o Oscar de Melhor Ator como o BAFTA.

    Nos anos seguintes, estrelou sucessos comerciais como Soldado Anônimo, Miami Vice e Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho, elevando ainda mais seu valor. Ao lado de Chris Cooper e Jason Bateman, protagonizou O Reino e, em 2007, recebeu sua estrela na calçada da fama.

    Em 2009, Foxx interpretou um violonista excêntrico em O Solista e, alguns meses depois, trabalhou com Gerard Butler em Código de Conduta. Dublou então um dos canários de Rio e foi escolhido por Quentin Tarantino para ser o protagonista do polêmico Django Unchained.

    FILMOGRAFIAVER TODOS