cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Kirsten Dunst

    Nome:Kirsten Dunst
    Idade:39 anos
    Nascimento:30 de março de 1982
    Altura:1,70m

    BIOGRAFIA

    Kirsten Dunst nasceu na cidade de Point Pleasant em 30 de abril de 1982. Seu pai, Klaus Dunst, trabalhava como executivo de serviços médicos, enquanto sua mãe Inez era dona de uma galeria de artes. Aos seis anos, mudou-se com a família para Los Angeles, Califórnia. Sete anos depois, seus pais decidiram se divorciar.

    Sua estreia no cinema se deu quando ainda era criança. Aos oito anos, participou do curta-metragem Oedipus Wrecks, de Woody Allen. Dois anos depois, interpretou a filha de Tom Hanks em A Fogueira das Vaidades. Entretanto, só conseguiu alcançar o sucesso e um papel de destaque com Entrevista com Vampiro, em 1994. No longa, estralado por Brad Pitt e Tom Cruise, a jovem interpretava uma pequena vampira, que acaba sendo “adotada” por Pitt. O papel lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante em 1995.

    Na mesma época, também recebeu elogios por sua atuação em Adoráveis Mulheres e participou de algumas outras produções como Jumanji, Pequenos Guerreiros, Anastasia e Mera Coincidência. Em 2002, se tornou a “namoradinha da América” após interpretar Mary Jane em Homem Aranha. O sucesso de bilheterias foi enorme e Kirsten voltou a interpretar o par romântico do herói em Homem Aranha 2 e Homem Aranha 3.

    Kirsten Dunst não se deixou deslumbrar pela fama e manteve a autocrítica bastante apurada. Ao 15 anos, já tendo sido reconhecida como uma atriz talentosa, a jovem recusou o papel da sedutora Angela, de Beleza Americana. Nada contra o papel, mas ela simplesmente não se achava suficientemente madura para viver a adolescente que enlouquece o pai da melhor amiga.

    Na sua vida pessoal, procura ser sempre muito discreta. Já namorou o dramaturgo Jeff Smeenge, o ator Jake Gyllenhaal e o músico Johnny Borrell. Nas eleições de 2004, apoiou o candidato democrata John Kerry e, quatro anos depois, Barack Obama. Além de política, também está ligada à obras de caridade na Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation e no teleton Stand Up to Cancer.

    Em 2011, ao apresentar o longa Melancolia em uma coletiva de imprensa, ficou no meio de uma “saia justa” pelas declarações polêmicas do diretor. Lars Von Trier, em tom irônico, disse que sentia uma certa simpatia pelo nazismo e conseguia entender Hitler, tornando-se assim persona non grata no Festival. Apesar da brincadeira de mau gosto, o filme não sofreu rejeições com o escândalo e o desempenho de Kirsten lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz em Cannes.

    FILMOGRAFIAVER TODOS