cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A AGENDA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Vincent é um homem de classe média alta, quarentão, especialista em investimentos. Tem uma família normal, afazeres normais, é bom marido e bom pai. O único problema de Vincent é que ele está desempregado há muito tempo, e não tem coragem de contar nada para ninguém. Munido de algumas economias, ele vive seu teatro diário saindo de casa cedo para trabalhar, relatando para a esposa reuniões que nunca aconteceram, reclamando de problemas num escritório que não existe.

    Assim é o drama A Agenda, nome no mínimo estranho para um filme que no original francês se chama L´Emploi du Temps (o empregado do tempo). A Agenda é uma espécie de fábula sobre o homem moderno, um triste personagem que tem sua alma atrelada à sua posição no mercado de trabalho. Após anos de um falido sistema capitalista, o homem percebe que não tem espaço no mundo se não tiver carteira assinada e relógio de ponto para bater. É a total inversão de valores de uma sociedade que não mais trabalha para viver, mas vive para trabalhar. A ausência do emprego é a ausência da própria alma, já vendida ao diabo, como Mefistófeles, há muito tempo.

    Premiado em Veneza, A Agenda foi inspirado no caso real de um falso médico que sustentou sua farsa por quase 20 anos. Um filme inteligente e perturbador.

    4 de outubro de 2002

    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br