cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A CINCO PASSOS DE VOCÊ

    Por Thamires Viana
    20/03/2019

    "Precisamos ser tocados por quem amamos quase como precisamos do ar para respirar". Com a frase que inicia A Cinco Passos De Você, novo romance teen estrelado por Haley Lu Richardson e Cole Sprouse e dirigido por Justin Baldoni, é impossível não se questionar sobre a importância do contato físico nas relações amorosas, fraternas ou parentais.

    Stella é uma adolescente de 16 anos que luta conta a fibrose cística, uma grave doença descoberta ainda na infância. Vivendo em um hospital para realizar seu tratamento, ela conhece Will, jovem rebelde que também encara o problema, mas prefere assumir a fama de durão em relação à saúde. Quando a paixão acontece, o desafio de manter uma distância segura faz o casal criar técnicas para seguir em frente com o relacionamento. Uma delas é permanecer a cinco passos um do outro, evitando assim que a contaminação piore o quadro médico da moça.

    Não é de hoje esse combo "amor e doença" faz a cabeça dos espectadores românticos. Já no início dos anos 2000, Um Amor Para Recordar, filme estrelado por Mandy Moore e Shane West, levou o público às lágrimas com a história de uma jovem que adoece logo após conhecer seu grande amor. E A Culpa É Das Estrelas, adaptação do livro homônimo de Jonh Green protagonizada por Ansel Elgort e Shailene Woodley, fez adolescentes do mundo inteiro chorarem com o jovem casal que cria seu próprio infinito para viver a paixão em meio às sessões de quimioterapia.

    Embora traga elementos únicos, doses de humor e diálogos marcantes, o roteiro escrito pela dupla Mikki Daughtry e Tobias Iaconib e baseado no livro homônimo de Rachael Lippincott, peca pelo excesso de clichês já comuns em romances teen. A antipatia ao se conhecer, a pose de rebelde do garoto charmoso que amolece com a mocinha, o melhor amigo que enche a moça de conselhos sobre amor... Tudo isso embala as quase duas horas de filme e a similaridade com outros títulos do gênero acaba deixando a trama previsível.

    Mas podemos perdoar se o analisarmos como um filme feito para emocionar o grande público e lotar as salas de cinema, levando em conta ainda o chamariz que é Sprouse, astro que rouba corações na popular série Riverdale e encanta as adolescentes com seu charme de garoto malvado. Sua atuação não convence muito o espectador nas cenas de drama, mas as tomadas cheias de humor e romance não deixam a desejar.

    Já a jovem Lu Richardson - que atuou em Fragmentado - se destaca no protagonismo e arranca lágrimas na mesma medida em que faz o público morrer de rir com seu jeito controlador e certinho. As cenas ao lado do melhor amigo Poe (Moises Arias) são as mais divertidas, já que a descontração em meio à doença faz a dupla convencer de que a amizade e o riso podem ser os melhores remédios. 

    Mesmo com falhas, A Cinco Passos De Você emociona por sua leveza e sensibilidade ao abordar algo difícil como uma doença incurável. A história faz o público sair da realidade, mas não o deixa tirar os pés do chão com um romance fantasioso. Pelo contrário, o filme usa contrastes de ficção e vida real de forma equilibrada e acerta ao posicionar suas variadas lições de moral no timing perfeito.