cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A CONSPIRAÇÃO

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Após a morte do vice-presidente dos Estados Unidos, o presidente Jackson Evans (Jeff Bridges) indica a senadora Hanson (Joan Allen) para ocupar o cargo. Setores mais conservadores do governo se opõem ferozmente à indicação, dando início a um conflito político que envolverá traições, armadilhas e até discussões sobre ética e feminismo.

    A Conspiração é mais uma tentativa de humanizar os bastidores da Casa Branca e endeusar uma das figuras mais enigmáticas e mitológicas da cultura norte-americana: o presidente. Tudo banhado com a trilha sonora grandiloqüente composta por Larry Groupé.

    Quando o assunto é Casa Branca, os filmes parecem repetir sempre a mesma fórmula: retratar o presidente com o máximo de humanidade e justiça possíveis e sempre deixar clara a mensagem que – sim - o sistema funciona. Para o alívio geral da nação.

    O único destaque positivo deste caldeirão de clichês é mais uma excelente interpretação de Gary Oldman, desta vez mais contido e menos histriônico que seus “vilões” anteriores.

    Co-produzido por França e EUA, A Conspiração é um filme independente de baixo orçamento. Custou apenas US$ 9 milhões e, mesmo assim, conseguiu duas indicações ao Oscar: atriz para Joan Allen e ator coadjuvante para Jeff Bridges. Justamente, não levou nenhum. O roteiro e a direção são do ex-crítico de cinema Rod Lurie.

    23 de outubro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br