cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A ENTIDADE 2

    Investigação ganha novas pistas, mas perde estrelas
    Por Edu Fernandes
    02/09/2015

    Entre os gêneros cinematográficos, o terror é um dos que menos depende de grandes estrelas no elenco. Com isso em mente, A Entidade 2 aposta em seus personagens e deixa de lado os atores famosos do filme anterior.

    Sem a presença de Ethan Hawke e Vincent D'Onofrio, o filme continua a investigação de um detetive (James Ransone) acerca de assassinatos em série com teor sobrenatural. Ele chega até a casa de Courtney (Shannyn Sossamon) e suspeita que ela e seus dois filhos podem ser as próximas vítimas. O roteiro oferece mais indícios de como funciona o vilão, mas ainda resta muito mistério.

    O longa abusa de clichês para aplicar seus sustos. Há crianças sinistras, uma locação com passado sangrento e um vilão que aparece nas sombras. Com essa receita, a produção corre o risco de cair no esquecimento. Umas das saídas para escapar dessa sina está no teor dramático. Courtney foi morar na residência afastada para ficar longe do violento ex-marido (Lea Coco). O trauma dela e dos filhos Dylan e Zach serve como uma cortina de fumaça para a maldição que estão prestes a cair sobre eles.

    Quem está mais consciente sobre o que se passa é Dylan, que tem sonhos com os terrores ocorridos na casa onde mora. Ele recebe a visita dos espíritos de outras crianças, vítimas do mesmo assassino sobrenatural. Sob seu domínio, eles registram a morte de suas próprias famílias, causadas por artimanhas inspiradas em técnicas de tortura.

    Assim como A Entidade (2012), a sequência faz uso de filmagens caseiras de mortes tenebrosas. Dessa vez, os registros vêm acompanhados de trilha musical própria, em discos de vinil. O casamento das imagens com a música é o melhor aspecto do filme.

    O líder dos fantasmas é Milo e ele avisa o garoto que seus pesadelos cessarão se todos os filmes mortais forem assistidos. Conforme Dylan adentra no mundo dos espíritos, a família se desestabiliza mais, seja pela influência do além ou pela aproximação do pai violento.

    Ao seu estilo, A Entidade 2 tem boas referências. O filme presta homenagem ao clássico Colheita Maldita (1984), adaptação cinematográfica do romance de Stephen King. A cena de abertura mostra o assassinato de três pessoas pelo fogo, no qual as vítimas estão pregadas em cruzes em meio a um milharal.

    As tentativas do longa em se diferenciar dentro do gênero são esforçadas, mas não triunfantes. Em um momento em que temos outros títulos de terror mais competentes e criativos, o filme não chega muito longe.