cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A MEXICANA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Nem bem ganhou seu Oscar, Julia Roberts já engata mais um sucesso na carreira: estréia no Brasil A Mexicana, filme que a recém-premiada Julia realizou ao lado de Brad Pitt (embora ambos só apareçam juntos durante meia hora da projeção).

    Pitt vive o papel de Jerry, um criminoso de quinta categoria que é escalado por seu patrão para ir até o México buscar uma arma muito especial. Esta estranha pistola – a “mexicana” do título – teria o poder de trazer má sorte para quem se aproximasse dela. Mas, mesmo assim, Jerry é obrigado a fazer o serviço, o que provoca a revolta da namorada Samantha (Julia Roberts). A moça tinha planos completamente diferentes, como se mudar para Las Vegas e se casar com Jerry. Estabelecida a crise, cada um vai para o seu canto e o filme vai contar as duas histórias em paralelo.

    Misturando vários personagens, o diretor Gore Verbinski costura um roteiro complicado, repleto de subtextos, e sabe dosar com eficiência cenas cômicas e violentas. Nada mal para quem só havia dirigido um longa-metragem de cinema antes, o divertido Um Ratinho Encrenqueiro. Esta grande quantidade de tramas, que lembra o estilo de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, torna A Mexicana um filme que exige bastante atenção do espectador. Não basta assistir: é preciso pensar. Mas, o resultado final vale a pena. Principalmente por uma simpática surpresinha que o roteiro reserva para os últimos minutos de projeção. Uma surpresinha que vem na pele de uma dos maiores nomes do cinema. Quer saber? Só vendo o filme.

    16 de abril de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br