cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A OUTRA (1999)

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Com cinco anos de atraso, chega ao Brasil mais um filme do roteirista e diretor egípcio Youssef Chahine, o mesmo de O Destino, que estreou por aqui em 1998. Agora, o premiado cineasta traça uma espécie de Romeu & Julieta muçulmano, ao contar a história de amor entre Adam (Hani Salama) e Hanane (Hanan Tork). Ele, filho de egípcio e norte-americana, é um estudante de família rica, que desenvolve uma tese sobre terrorismo na Universidade da Califórnia. Ela, jornalista cheia de idealismos, é uma eterna militante a favor das minorias e da justiça social. Lembra a música "Eduardo e Mônica". Ambos vão se apaixonar tendo como pano de fundo o processo de globalização que mina as culturas milenares em detrimento da ganância e das facilidades comerciais do planeta. A "outra" do título não é nenhuma amante, como se poderia supor, mas a própria mãe de Adam, uma perua da alta sociedade entalada até o pescoço com seus problemas edipianos.

    Ambientar uma trama romântica em pleno Egito, e ainda por cima sugerindo toda esta discussão sobre globalização, religião e cultura, até que é um bom ponto de partida. Porém, a direção de Chahine é tão infantil, as interpretações são tão exageradas, que todas as boas intenções do roteiro rolam água abaixo. O filme tem todo o pique de novelão venezuelano, com alguns diálogos infantis e uma atuação constrangedora de Nabila Ebeid como a mãe de Adam. O estilo é das produção indianas de "Bollywood", melodramáticas, açucaradas ao extremo, com alguns momentos musicais e um indisfarçável tom "fake".

    Vale somente pela curiosidade de ser uma produção egípcia, verdadeira raridade não só nos cinemas do Brasil como do mundo todo.