cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A PROPOSTA (2009)

    <p>Ele atesta mais uma vez a incr&iacute;vel capacidade do cinema americano de fazer v&aacute;rias vezes o mesmo filme</p>
    Por Celso Sabadin
    12/07/2009

    É um dos esqueminhas de roteiro mais manjados do cinema. Nos primeiros dez minutos, conhecemos dois personagens antagônicos. Até o minuto 15, cria-se uma situação de tensão na qual ambos são obrigados a ficar juntos e viver uma mentira para escapar do problema. Daí até o final do filme, desenvolve-se uma certa quantidade de gags humorísticas que os protagonistas serão obrigados a passar para sustentar a mentira. No final, caem as máscaras e os ex-brigões se apaixonam. Fim.

    A Proposta não é diferente e atesta mais uma vez a incrível capacidade do cinema americano de fazer várias vezes o mesmo filme. Sandra Bullock é Margaret, uma impiedosa executiva (nova-iorquina, claro) tida como uma verdadeira bruxa pelos seus subordinados. Quem mais sofre com ela é Andrew (Ryan Reynolds), seu secretário mais direto. Porém, Margaret vai precisar muito de Andrew. E põe “muito” nisso: ela será obrigada a pedir Andrew em casamento para que seu visto de imigrante (ela é canadense) seja renovado. Obviamente, ambos se detestam. Ou não?

    A diretora Anne Fletcher (muito mais atuante como atriz e coreógrafa) e o roteirista estreante Pete Chiarelli assinam esta comédia romântica convencional que diverte, entretém e é esquecida no primeiro pedaço de pizza após a sessão.