cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A SUPREMACIA BOURNE

    Por Celso Sabadin
    24/09/2004

    Lembram de Jason Bourne, o espião sem memória de A Identidade Bourne? Pois é, ele não! Mesmo depois de todas as aventuras vividas no filme de 2002, Jason continua sem saber qual a sua verdadeira identidade, já que sofre um desgastante processo de amnésia. Nesta continuação, o agente mais do que secreto (já que nem ele próprio sabe quem é) interpretado por Matt Damon é acusado de um crime que não cometeu: matar dois agentes da CIA. Uma armação encenada por próprios integrantes da famosa Central de Inteligência Americana. Agora, ele vai ter de se desdobrar para tentar provar que não é o verdadeiro criminoso.

    Dentro do gênero espionagem, a trama é bem convencional. O filme vale mesmo pelas belíssimas locações realizadas em vários e charmosos pontos da Europa (Amsterdã, Moscou, Berlim, Nápoles) e até da Índia, e pelas alucinantes cenas de perseguições. Tanto a pé como de automóveis. Os primeiros momentos vão exigir atenção e concentração do espectador mais desavisado, mas, aos poucos, todos os jogos políticos vão se esclarecendo e se resolvendo. No final, o roteiro abre espaço para um possível terceiro episódio. O que pode de fato acontecer, já que A Supremacia Bourne conquistou a simpatia do público dos EUA, país onde faturou mais do que o dobro de seu custo de US$ 75 milhões nas bilheterias.

    Joan Allen, Franka Potente (de Corra Lola Corra) e Julia Stiles (de O Sorriso de Mona Lisa, desperdiçada num papel pequeno) são os destaques femininos do elenco.