cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A TEIA DE CHOCOLATE

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Parecia um casamento perfeito: Mika (Isabelle Huppert), diretora de uma bem-sucedida fábrica de chocolates, e André (Jacques Dutronc), um famoso pianista. Ambos vivem numa belíssima mansão junto com Guillaume (Rodolphe Pauly), filho de André. Até que certo dia surge a sensual Jeanne (Anna Mouglais), uma jovem pianista que consegue provocar fortes sensações e emoções em todos. O aparente equilíbrio da família abre lugar para uma rede de sentimentos não confessáveis.
    Quem conhece e gosta da obra de Claude Chabrol já sabe o que encontrar em A Teia de Chocolate: emoções presas na garganta, jogos de aparências, dissecação psicológica. O veterano (72 anos) cineasta de Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo, O Açougueiro, Os Inocentes de Mãos Sujas, Um Assunto de Mulheres e tantos outros, continua em plena forma. Em A Teia de Chocolate, mais uma vez Chabrol exibe toda a sua habilidade na criação de climas tensos, na exploração do inconsciente de seus personagens, e principalmente na capacidade de prender a atenção da platéia através de uma narrativa cadenciada e segura.
    Como se tudo isso não bastasse, o filme ainda coloca frente a frente dois nomes de peso do cinema francês: Isabelle Huppert (de A Professora de Piano, A Separação, 8 Mulheres) e Jacques Dutronc, músico também na vida real, e ator de Place Vendome, Salve-se Quem Puder - A Vida e vários outros. Os fãs do cinema francês não devem perder.

    10 de outubro de 2002

    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br