cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A VIDA MARINHA COM STEVE ZISSOU

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Comédia, sim. Não para gargalhar, mas para sorrir discretamente... E pensar. Assim é A Vida Marinha com Steve Zissou, filme que destila um humor refinado e sarcástico desde o seu título, que pressupõe um documentário estilo Discovery Channel. Mas, na verdade, A Vida Marinha com Steve Zissou é o nome de um filme feito dentro deste filme. Ambos tem mesmo título.

    A metalinguagem não pára por aí. Explicando: Steve Zissou (mais uma divertida atuação de Bill Murray) é um personagem de ficção. A exemplo de Jacques Costeau, ele comanda um barco que realiza pesquisas científicas submarinas e produz documentários de suas expedições. Ou seja, Zissou é um personagem de ficção que faz documentários. Em cima de dicotomias do tipo verdades/ mentiras, realidade/ ficção, o roteirista e diretor Wes Anderson desenvolve mais este seu painel de ironias. Quem viu Os Excêntricos Tennembaums, do mesmo diretor, já conhece o estilo. Segue a linha "ame-o ou deixe-o", com uma estranheza antinaturalista que joga um pouco de frescor sobre as fórmulas cansadas - e cansativas - da comédia americana. Mas, que neste caso, com o perdão do trocadilho, não aprofunda nenhum dos temas que pauta para discussão.

    Para os brasileiros, o filme tem um atrativo a mais: a presença do cantor e ator Seu Jorge interpretando Pelé dos Santos, um dos tripulantes do navio de Zissou que adora tocar violão e cantar - em bom português - várias canções de David Bowie que embalam docemente toda a trilha sonora desta viagem aquática.