cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    ABISMO DO MEDO

    Por Livia Brasil
    07/09/2006

    O filme vai além de uma simples história de terror e mostra que uma mulher traída pode ser mais perigosa do que monstros sanguinários. Abismo do Medo é assustador, claustrofóbico e criativo, recheado de imagens fortes ancoradas no ótimo trabalho do diretor e roteirista Neil Marshall (Cães de Caça), principalmente, se levarmos em conta que este é apenas seu segundo filme. Abismo do Medo rendeu-lhe o prêmio de Melhor Direção no British Independent Film Award, e Melhor Realização Técnica, ambos merecidos.

    Logo no início, o longa-metragem mostra que é bom esperar por momentos de incrível tensão, aventuras e muitos sustos. O filme não só promete, mas cumpre a proposta de aterrorizar o espectador, deixando-o apreensivo até mesmo em cenas simples e inocentes, como uma tranqüila conversa entre amigas.

    Abismo do Medo conta a história de seis mulheres praticantes de esportes radicais, que se mobilizam para ajudar Sarah (Shauna McDonald) a superar a morte do marido e da filha, em um acidente de carro. Com Beth (Alex Reid) e Juno (Natalie Jackson Mendoza), elas organizam uma expedição para explorar uma caverna e trazer a amiga de volta ao mundo das aventuras. O plano de Juno, porém, dá errado, quando a principal entrada da caverna desaba, deixando as mulheres desesperadas. O nervosismo entre elas, então, dá início a uma série de revelações e superações. Uma espécie de Mito da Caverna, de Platão, às avessas, no qual a escuridão da caverna libertará a verdade.

    Por mais entediante e comum que o enredo possa parecer, as surpresas aparecem na hora certa, sem dar tempo para piscar, quanto mais dormir. As cenas filmadas em pequenos túneis são agonizantes. O cenário contribui muito para o público se envolver com a trama, com seu visual escuro e repleto de entradas e saídas confusas.

    O destaque na atuação fica para a protagonista Shauna McDonald (Compras Noturnas), que deixa de ser a coitadinha da história para bancar a forte e corajosa heroína. Isso tudo de uma maneira discreta e constante ao longo do filme. No auge de sua raiva, a personagem Sarah nos remete ao filme Carrie - A Estranha que, depois de um banho de sangue, se revela cruel e vingativa.

    Definitivamente, Abismo do Medo é um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos, principalmente se comparado à péssima safra que tem invadido os cinemas. Porém, quem não gosta de corpos dilacerados, fraturas expostas e muito, mas muito sangue, é melhor ficar longe do cinema.