ALENTO
Uma simples e eficiente produção francesa, de apenas 77 minutos e rodada em preto-e-branco, conseguiu arrebatar dois prêmios importantes no Festival de Veneza do ano passado: o Especial do Júri e a premiação da crítica.
A trama mostra David (Louis Bonnetblanc), um adolescente igual a milhões de outros: alienado, entediado, mas ao mesmo tempo inquieto e cheio de energia. Ele tem uma vida aborrecida ao lado do tio na zona rural francesa e seu único convívio social acontece com os próprios vizinhos. Certo dia, após se embebedar pela primeira vez, David se percebe finalmente livre de seu pequeno mundo sem sentido e mergulha num redemoinho de sentimentos confusos e crises existenciais.
Alento foi escrito em apenas 17 dias pelo roteirista e diretor Damien Odoul. Após vários curtas, este é o primeiro longa que Odoul fez para o cinema, já que seu filme anterior, Morasseix, foi feito para a TV.
22 de abril de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br