ALTA VELOCIDADE
Os críticos já sabem. Os internautas do Cineclick também: quando uma distribuidora de cinema esconde seu filme da imprensa, isto é sinal que vem bomba por aí. Ainda não posso afirmar, justamente por não ter visto o filme. Mas é de se estranhar: por que a distribuidora não mostrou para nenhum jornalista o novo filme de Sylvester Stallone chamado Alta Velocidade? Tchan, tchan, tchan, tchan...
Estrelado por Stallone, Burt Reynolds e Gina Gershon, Alta Velocidade mostra a história de Jimmy Bly (Kip Pardue) um jovem temperamental que começa a cair no ranking mundial dos pilotos de corrida. Ele é atormentado pela pressão de seu empresário e irmão, o ambicioso DeMille (Robert Sean Leonard). Porém, Carl Henry (Burt Reynolds), o dono da equipe de Jimmy, já viu este filme antes e, por isso, manda chamar Joe Tanto (Sylvester Stallone), um velho campeão para treinar e aconselhar sua jovem estrela. Joe deixou as pistas após um acidente e ainda tem contas para acertar entre os velhos amigos. Assim como Jimmy, ele também misturou amor e trabalho. Sua ex-mulher Cathy (Gina Gershon), que o abandonou durante o declínio, vive agora com o inimigo: o piloto Memo Moreno (Cristián de La Fuente).
Para dar maior veracidade às cenas de corrida, foram contratados diversos pilotos das mais variadas categorias do automobilismo, incluindo os campeões de Fórmula-1 Mika Hakkinen e Jacques Villeneuve, além de Mika Salo, David Coulthard e Jean Alesi; e pilotos de Fórmula Indy e CART, como Max Papis, Kenny Brack, Paul Tracy e os brasileiros Christian Fittipaldi e Maurício Gugelmin. Foi o próprio Gugelmin quem dublou Stallone nas pistas.
A direção é do finlandês Renny Harlin, o mesmo de A Hora do Pesadelo 4, Duro de Matar 2 e Risco Total (também com Stallone).
A conferir.
9 de agosto de 2001
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br