cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    ALTO RISCO

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    As primeiras cenas de Alto Risco parecem tiradas de um filme policial qualquer, destes que diariamente inundam cinemas e TVs. Aos poucos, porém, percebe-se que esta co-produção britânico-americana tem muito mais para mostrar e oferecer que os policiais convencionais.

    Baseado numa triste história real, Alto Risco mostra a trajetória de Sinead Hamilton (Joan Allen), uma repórter investigativa indignada com a corrupção e o tráfico de drogas que dominam a cidade de Dublin. Determinada a mudar a situação, Sinead se empenha em publicar uma série de reportagens que denuncia os grandes líderes do tráfico local, bem como suas ligações com os terroristas do IRA. Como não poderia deixar de ser, o trabalho de Sinead alcança grande projeção, ao mesmo tempo em que coloca em risco não apenas a sua vida como também a de sua família.

    O ponto tristemente real de Alto Risco baseia-se no fato de que ele foi inspirado na vida da jornalista irlandesa Veronica Guerin, que inclusive colaborou na fase inicial do roteiro. Porém, os fatos que marcaram a vida da jornalista (que não devem ser revelados aqui para não estragar o final do filme) fizeram com que ela abandonasse o projeto e os produtores mudassem o nome dos personagens principais.

    A direção – sóbria – de Alto Risco é do escocês John Mackenzie, o mesmo de Na Calada da Noite, O Cônsul Honorário e O Quarto Protocolo.

    6 de fevereiro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br