cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    ALVIN E OS ESQUILOS 3

    Animação supera os deslizes do segundo episódio da franquia e incorpora elementos atraentes da fita original<br />
    Por Edu Fernandes
    04/01/2012

    Dois anos se passaram desde a aventura anterior e os roedores musicais voltam às telas de cinema mais uma vez. Outro costume da série é variar os cenários de filme para filme. Em Alvin e os Esquilos 3, os personagens estão de férias da escola na qual se desenrolou o enredo anterior e vão parar em uma ilha deserta onde precisam achar uma maneira de serem resgatados.

    Toda essa situação é criada porque Alvin mais uma vez arma uma traquinagem que foge do controle. Tudo começa quando Dave (Jason Lee) leva os esquilos para passarem as férias em um cruzeiro. Lá, Alvin resolve usar uma pipa (papagaio, quadrado, ou outro regionalismo da preferência do leitor) como asa delta. Quando ventos fortes o atingem, Alvin, seus irmãos e os respectivos pares românticos são levados para a tal ilha. Essa é apenas uma das várias oportunidades em que Alvin testa a paciência de Dave, e dos espectadores também. Entre outras peripécias, aposta no cassino do cruzeiro e estimula o meigo Theodore a assistir a um filme de terror.

    Essa característica da personalidade do esquilo não deve afetar a percepção das plateias infantis, o público-alvo do filme. Para os pais que acompanharão os pequenos nas salas de cinema, restam algumas referências a outros filmes, especialmente Náufrago (2000), por causa da semelhança das situações. Na ilha, os esquilos conhecem Zoe (Jenny Slate). A moça está por lá sozinha há muitos anos e o isolamento afetou sua mente. Ela coleciona bolas com rostos, cada uma batizada com um nome feminino. A relação de Zoe com as bolas é uma clara caricatura de Wilson no filme protagonizado por Tom Hanks.

    Ao contrário da aventura anterior, Alvin e os Esquilos 3 não economiza nos números musicais, que são o principal atrativo da franquia. Lady Gaga, Iggy Pop e outros artistas têm suas canções relidas com as vozes agudas dos felpudos personagens. Outra vantagem sobre seu antecessor é que o roteiro investe nas personalidades de cada um dos esquilos, ao invés de se resumir à guerra dos sexos de Alvin e os Esquilos 2. O exemplo mais claro disso está no inteligente Simon, que é picado por uma aranha cujo veneno causa mudança de personalidade. Com isso, o esquilo torna-se mais extrovertido, adquire sotaque francês e consegue flertar com Jeanette.

    Alvin e os Esquilos 3 supera os deslizes do segundo episódio da franquia e incorpora elementos atraentes da fita original. Assim, entrega-se uma produção com maior potencial de entretenimento, uma trajetória que já se viu no cinema recente com a série iniciada por Onze Homens e um Segredo.