AMERICAN TEEN
O título engana: American Teen", numa primeira “ouvida”, parece ser apenas mais uma comediazinha escolar norte-americana tipo American Pie. Felizmente, não é
Na verdade, trata-se de um documentário formatado de maneira diferenciada, que num primeiro momento até causa uma série de dúvidas no público, mas que aos poucos vai conquistando a simpatia do espectador.
Explico: o filme mostra a experiência real de cinco adolescentes que estão prestes a se foram num colégio do interior dos EUA. Porém, o que à primeira vista parece puramente ficcional, igual a um filme como outro qualquer, aos poucos se revela documental.
Com os próprios adolescentes “interpretando”, por assim dizer, os seus próprios papéis. Não são atores vivendo personagens, mas jovens (re)interpretando a si mesmos em situações que eles mesmos vivenciaram .
Na pauta, como não poderia deixar de ser, as típicas questões do cotidiano da juventude. Popularidade, família, sucesso ou fracasso pessoal, desafios, amores, decepções. Tudo analisado sob cinco diferentes arquétipos: a rainha do baile de formatura, o garanhão da turma, o jogador de futebol, o rebelde e o nerd.
Premiado no Festival de Sundance (Melhor Direção), American Teen passa uma grande dose de veracidade e ainda tem o mérito de inovar dentro de um formato dos mais interessantes, renovando mais uma vez o sempre inquieto gênero do documentário.