cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    AMNÉSIA (2000)

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Prepare-se para pensar. Quem curte cinema apenas com um mero entretenimento não deve passar nem perto de Amnésia, mais que um filme policial, um verdadeiro quebra-cabeças cinematográfico. Leonard (Guy Pearce, de Los Angeles Cidade Proibida) é um homem que não consegue reter na memória fatos recentes da sua vida. Ele é capaz de conhecer uma pessoa, começar a conversar com ela e logo nos minutos seguintes se esquecer com quem está falando. Por isso, Leonard toma o cuidado de documentar por escrito ou por fotografias de polaróide tudo o que ele acredita ser importante. É preciso, por exemplo, ter sempre no bolso uma foto do próprio carro, para que ele possa identificá-lo no estacionamento.

    Como se a situação já não fosse suficientemente confusa, Leonard investiga por conta própria o assassinato de sua esposa, ocorrido durante um assalto. Juntar provas, interrogar suspeitos e construir teorias não será uma tarefa nada fácil para Leonard. Nem para o público. Isso porque o roteirista e diretor inglês Christopher Nolan conta toda esta história sob o ponto de vista do personagem principal. Ou seja, o espectador acompanha a tudo de trás para frente, como se ele próprio também não tivesse memória de fatos recentes.

    Tudo isso faz de Amnésia um dos filmes mais intrigantes e um dos roteiros mais inteligentes do ano. Uma ótima surpresa vinda de um cineasta praticamente estreante, já que Amnésia é apenas o segundo roteiro e a segunda direção de longa-metragem de Christopher Nolan. Sua estréia foi na produção inglesa Following, inédita no Brasil, rodada em 1998.

    Amnésia, baseado num conto escrito pelo próprio irmão de Christopher - Jonathan –, é um filme razoavelmente barato. Custou US$ 5 milhões e faturou o quíntuplo dessa quantia somente nas bilheterias norte-americanas.

    29 de agosto de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br