cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    ANTES DO ANOITECER

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    A história real do poeta cubano Reinaldo Arenas é o ponto de partida do drama Antes do Anoitecer, um filme denso, maduro, que rendeu ao espanhol Javier Bardem (o mesmo de Entre as Pernas) uma indicação ao Oscar de melhor ator.

    Antes de mais nada, vale a advertência: vá ao cinema preparado. O filme, em várias cenas, é um soco no estômago. Nem poderia ser diferente. Afinal, a história fala da trajetória de um homem que teve de lutar contra todos os tipos de preconceitos para conseguir ver sua arte publicada e difundida pelo mundo. Arenas batalhou contra os preconceitos sociais, políticos, sexuais e humanos, lutou contra todo o tipo de intolerância e comeu o pão que Fidel Castro amassou, tudo em nome da liberdade de expressão.

    Formalmente, Antes do Anoitecer tem narrativa clássica, quase documental. Usa e abusa da câmera na mão, visando uma maior aproximação do público com a linguagem telejornalística (que pressupõe verdade documental). Quando necessário, carrega nas cores e tem como principal vantagem o fato de descartar todo e qualquer tipo de panfletarismo que o tema poderia supor.
    É um trabalho sério, digno e pesado que vai exigir uma certa dose de boa vontade por parte do público. Mas quem assistir vai ganhar de presente, no mínimo, duas aulas: de humanidade e de cinema.

    Repare em Johnny Depp fazendo um papel duplo e na participação quase irreconhecível de Sean Penn.

    14 de março de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br