cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    AO ENTARDECER

    Por Angélica Bito
    25/07/2008

    Um filme que reúne um elenco feminino com nomes como os de Vanessa Redgrave, Claire Danes, Toni Collette, Meryl Streep e Glenn Close já é sinal de que algo bom está por vir. Ou não, se você está falando de Ao Entardecer, um verdadeiro desperdício de talentos na atuação, perdidos num roteiro fraco e um diretor incapaz de lidar com tantos atores bons em disponibilidade.

    Ann (Vanessa Redgrave) está à beira da morte. Entre delírios e sonhos que se confundem com suas lembranças, ela murmura nomes de um passado desconhecido por suas filhas, Constance (Natasha Richardson) e Nina (Toni Colette). Nina, sobretudo, fica obcecada em saber quem são aquelas pessoas que voltam a assombrar sua mãe no leito de morte. Enquanto acompanhamos o drama que se instaura no tempo presente da família de Ann, Ao Entardecer transporta o espectador aos anos 50, quando a protagonista (vivida por Claire Danes no passado) conheceu Harris (Patrick Wilson), o homem que nunca mais esqueceu, e vivenciou os acontecimentos que seguem assombrando suas memórias décadas depois.

    Em Ao Entardecer, o diretor Lajos Koltai tem boas atuações à disponibilidade, uma direção de arte fiel aos acontecimentos do passado da protagonista e belas locações. Aliás, as belas imagens do longa podem ser explicadas pela larga experiência de Koltai na direção de fotografia, com mais de 70 trabalhos nesta função, mas, como diretor, este é seu segundo trabalho. Mas o fraco roteiro - assinado pelos escritores Michael Cunningham (As Horas) e Susan Minot, também autora do romance no qual Ao Entardecer é baseado - não ajuda. O texto parece valorizar mais a narrativa literária, esquecendo-se da cinematográfica. Resultado: um filme que tinha potencial para envolver o espectador, mas que não consegue fazer nada além de provocar sono e tédio.

    Em tempo: Mamie Gummer, que interpreta Lila, melhor amiga da protagonista nos anos 50, é filha de Meryl Streep. Já Natasha Richardson é filha de Vanessa Redgrave.