cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A AVENTURA DE KON TIKI

    De narrativa clássica, filme é excelente aventura no mar
    Por Roberto Guerra
    05/08/2013

    Fazia tempo que não via uma boa aventura de tom triunfalista e com herói obstinado disposto a enfrentar todas as probabilidades para defender suas crenças. Para um quase quarentão como eu, assistir a A Aventura de Kon Tiki trouxe a lembrança das fitas cheias de heroísmo que via nos meus tempos de calças curtas e me faziam sonhar em ser um desbravador impetuoso enfrentando perigos em algum lugar remoto do planeta.

    Produzido pela Noruega, Dinamarca e Reino Unido, A Aventura de Kon Tiki foi milimetricamente concebido para conquistar a simpatia e as emoções do grande público. Tudo se desenrola como previsto, sem ousadias ou qualquer surpresa que não possamos antecipar, mas nada disso tira o prazer de se aventurar em alto mar acompanhando o obstinado explorador norueguês Thor Heyerdahl e seus bravos companheiros. Eles partem da América rumo à Polinésia Francesa numa embarcação rústica na intenção de provar uma tese.

    A história é baseada em fatos reais. Em 1947, o norueguês Thor Heyerdahl quis atestar sua teoria de que a Polinésia não havia sido descoberta a partir da Ásia, mas sim da América. Desacreditado no meio científico, construiu uma espécie de balsa de madeira e ao lado de cinco companheiros cruzou o Pacífico a partir do Peru para refazer o que acreditava terem sido os passos dos primeiros habitantes da Polinésia.

    Seguem, então, momentos de suspense previsíveis envolvendo tubarões, baleias, tempestades e problemas estruturais dados à fragilidade da embarcação. Nos intervalos entre as sequências de tensão, os diretores Espen Sandberg e Joachim Rønning trabalham muito bem a personalidade do protagonista e seus corajosos camaradas de jornada.

    O espero técnico é percebido ao longo de todo filme: reconstituição de época impecável, fotografia caprichada e trilha sonora muita bem alinhada aos propósitos narrativos do longa. Do elenco, afiado, destaca-se Pål Sverre Hagen no papel de Thor Heyerdahl. O ator dá vida a um personagem atraente e carismático capaz de enfatizar a determinação implacável de um homem em busca de provar suas convicções, mesmo que arriscando tudo, inclusive sua vida pessoa.

    A Aventura de Kon Tiki é um filme standard, tradicional em sua execução. Mas se segue a cartilha à risca, o faz com extrema competência.