cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    AS FÉRIAS DE MR. BEAN

    Por Angélica Bito
    06/04/2007

    Talvez o maior atrativo de As Férias de Mr. Bean, além da presença do notório personagem protagonista da comédia, é o fato desta ser a última vez que o ator Rowan Atkinson encarnará o personagem, de acordo com sua própria resolução. No mais, não há nenhuma novidade no longa. Aos fãs do personagem, é uma boa notícia, mas, para quem espera algo a mais no retorno de Mr. Bean às telonas depois de seu primeiro filme, lançado há exatos dez anos, é um motivo a menos para assistir ao filme.

    Se em Mr. Bean - O Filme o personagem inglês viaja aos EUA aprontar suas traquinagens, neste novo filme ele passa as férias na França após ganhar passagens à Riviera Francesa num sorteio da igreja local. Bean sai de uma chuvosa Londres sonhando com as ensolaradas praias francesas, mas não imagina que a chegada será extremamente complicada. Afinal, o personagem é capaz de transformar uma simples viagem de trem num verdadeiro desfile de situações que dão errado. Ele entra numa verdadeira jornada para conseguir chegar ao seu destino, acompanhado do menino Stepan (Max Baldry), que conhece no trem após fazer com que ele se separasse do pai. Entre uma careta e outra, o personagem dirige-se a Cannes, na época quando acontece o badalado festival de cinema.

    As Férias de Mr. Bean é feito sob medida aos admiradores do personagem na série de TV protagonizada por ele. Todas as suas trapalhadas - que em muitos momentos lembram o personagem Mr. Magoo dos clássicos desenhos animados -, a visão inocente do mundo e as caretas estão no longa-metragem, como não poderia deixar de ser. Mas, se essas situações funcionam bem na série, formada por pequenos quadros, elas são bem resolvidas num longa-metragem por não serem muito bem desenvolvidas. Mr. Bean se mete em situações irreais que não dialogam muito bem entre si dentro do argumento inicial do filme - a viagem do personagem à França - e as soluções encontradas, especialmente em se tratando de sua interação com novas figuras, não são felizes. Mas isso não deve atrapalhar a diversão dos que só querem rir das confusões causadas pelo Mr. Bean. Rowan Atkinson ainda mostra esse humor físico, cheio de caretas e poses, que mostra desde 1990, quando criou o personagem para a série de TV, e ele é o grande atrativo de As Férias de Mr. Bean. Mas não espere mais do que isso na despedida de Atkinson do personagem.