AS NOVAS ROUPAS DO IMPERADOR
Sem nenhum compromisso com a verdade histórica, o roteiro imagina Napoleão Bonaparte (Ian Holm) exilado, arquitetando um plano genial para fugir da prisão: ele seria trocado por um sósia, o plebeu Eugene (também vivido por Holm). Enquanto Eugene se veste de Napoleão de mentira, o verdadeiro se faz passar por um cidadão comum, vivendo anonimamente nas ruas de Paris. Porém, o plebeu acaba gostando das regalias da prisão especial do ex-imperador, ao mesmo tempo em que o nobre se apaixona pela bela viúva Pumpkin (Iben Hjejle, de Mifune e Alta Fidelidade).
Deliciosa fantasia romântica, leve e totalmente descompromissada, que tem como objetivo simplesmente entreter o espectador com bom gosto e inteligência. Diálogos bem-humorados, belas locações na Itália e um ótimo elenco tornam esse conto de fadas acima da média para os filmes de seu gênero.
Curiosamente, Ian Holm já havia interpretado Napoleão em duas outras oportunidades: em Bandidos do Tempo, de 1981, e em Napolen and Love, de 1974.
12 de fevereiro de 2003.
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br