ASSALTO À 13ª DP
Vamos aos fatos: Assalto à 13ª DP não traz nenhuma originalidade, especialmente por ser refilmagem do filme homônimo de 1976, dirigido por John Carpenter (Halloween). Mesmo assim, é a primeira faísca de destaque dentro do gênero policial neste ano.
O ex-detetive Jake Roenick (Ethan Hawke), após ser ferido em uma ação contra traficantes, decide atuar em um distrito policial nos EUA. Completamente sem presos, o lugar está prestes a ser desativado. Durante uma passagem de Ano Novo, alguns funcionários são obrigados a passar o plantão junto a Jake, como o experiente tenente Brian (Jasper O'Shea), que em breve conseguirá sua aposentadoria, a secretária Íris (Drea De Matteo) e a chefe de polícia Alex (Maria Bello). Na estrada, um grupo de criminosos que deve ser transferido recebe ordens para passar o reveillon no distrito de Jake, pois uma forte nevasca ataca a região. Entre eles, está Marion Bishop (Laurence Fishburne), um assassino de alta periculosidade. Uma estranha ligação entre ele e Marcus Duvall (Gabriel Byrne), membro corrupto da Polícia, faz com que o distrito policial seja atacado por uma gangue que tem ordens para acabar com qualquer indício de Bishop.
Dessa forma, o grupo formado por bandidos e policiais, comandado por Jake, é obrigado a se juntar para a própria proteção. O clima de tensão expõe os estereótipos e fragilidades dos personagens: Roenick age instintivamente e precisa de pílulas para controlar seu estado emocional; Bishop é de uma frieza inigualável; Iris é a ninfomaníaca compulsiva e Brian só pensa na sua proteção. Já os presos não escondem suas fraquezas e só pensam na ação da fuga como única válvula de escape.
A história, roteirizada por James DeMonaco, comete algumas falhas na construção dos personagens - como a inesperada coragem de Alex -, mas prende sem grandes reviravoltas mirabolantes. Talvez a pergunta que o espectador deve fazer ao final da projeção é: acabaram as idéias originais em Hollywood? A única solução que lhes restam é apelar para remakes? Os produtores parecem não perder oportunidades de resgatar bem sucedidas produções para faturar mais alguns "trocados de milhões". De qualquer modo, esta versão de Assalto à 13ª DP agrada e é bem dirigda pelo diretor Jean-François Richet sem manchar a qualidade do original.