cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    BEARY E OS URSOS CAIPIRAS

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    São várias as fontes de inspiração para um filme: livros, peças teatrais, histórias em quadrinhos, videogames, fatos da vida real. Mas certamente esta é a primeira vez que um longa-metragem de cinema é baseado numa atração da Disney World. Beary e os Ursos Caipiras é uma comédia que teve como ponto de partida o Country Bear Jamboree, um grupo de ursos mecânicos que toca música caipira americana nos parques temáticos da Disney. Ursos mecanizados com alguns movimentos de olhos e de lábios podem até ser interessantes para crianças pequenas, mas não são exatamente um grande atrativo para um filme, principalmente no momento extremamente tecnológico em que vivemos.

    De qualquer maneira, a história fala de Beary, um filhote de urso que vive numa família de humanos. Aos 11 anos – e aí vai a piada –, ele começa a desconfiar de suas verdadeiras origens. “Mãe, eu sou adotado?”, pergunta o peludinho à sua família humana, para constrangimento geral. Restabelecida a verdade, Beary sai em busca de seus iguais e encontra os famosos Country Bear da Disney World. Porém, a casa de shows onde eles iniciaram suas carreiras está em dificuldades financeiras, motivo mais que suficiente para a montagem de um grande show beneficente. É aí que entram as participações especiais de vários astros da música, como Willie Nelson, Elton John e outros.

    Na versão original, a voz de Beary é feita por Haley Joel Osment, o que remete inevitavelmente a uma associação de idéias com o filme AI – Inteligência Artificial: Beary parece um irmão menos tecnológico de Teddy, o “outro” ursinho do filme de Spielberg. Na verdade trata-se de uma criação da Jim Henson’s Creature Shop, a famosa produtora responsável pelos bonecos da série Muppet Show.

    Para quem não tem nada contra ursos mecânicos andando e falando feito gente, Beary e os Ursos Caipiras pode até ser (um pouco) divertido.

    25 de outubro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br