cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    BEE MOVIE - A HISTÓRIA DE UMA ABELHA

    Por Angélica Bito
    07/12/2007

    O argumento de Bee Movie - A História de uma Abelha surgiu em um jantar informal entre o comediante Jerry Seinfeld e Steven Spielberg, um dos sócios e fundadores do estúdio DreamWorks. Num daqueles momentos tão comuns, nos quais as pessoas ficam em silêncio graças à falta de assunto, o comediante simplesmente despejou a idéia de fazer uma animação sobre abelhas. Quatro anos depois, a idéia foi desenvolvida e temos esta divertidíssima animação como resultado.

    Bee Movie - A História de uma Abelha imagina uma colméia toda automatizada. Faz sentido: as abelhas são conhecidas por serem insetos extremamente organizados, especialmente na produção de mel. Na verdade, todos os seus 21 dias de vida - caso nenhum acidente aconteça no caminho - são dedicados à produção de mel. Barry (Seinfeld) é uma jovem abelha que acaba de se formar e precisa entrar no "mercado de trabalho", sendo uma das milhões de pequenas peças que faz funcionar a produção de mel. Ao contrário de seu melhor amigo, Adam (Matthew Broderick), o protagonista não se conforma com a obrigação de passar o resto de seus poucos dias exercendo um único trabalho.

    Ele quer conhecer o mundo, literalmente, e, ao lado dos que coletam néctar das flores, "viaja" para fora da colméia. Ele se perde do bando e conhece a humana Vanessa (Renée Zellweger), por quem desenvolve uma afeição nova, capaz de fazer com que Barry quebre a principal regra entre as abelhas: nunca conversar com humanos. Convivendo com humanos, Barry descobre não somente o doce sabor das migalhas de bolos, mas a comercialização do mel que ele e seus semelhantes têm tanto trabalho para produzir. Revoltado diante deste fato, ele resolve processar a humanidade.

    O longa-metragem de animação digital é a primeira incursão de Seinfeld na área: criador, produtor e protagonista da sensacional série Seinfeld (que revolucionou as sitcoms norte-americanas durante os anos 90), também tem todas as suas mãos por trás desta sua nova empreitada, dublando, produzindo e roteirizando o filme.

    Bee Movie - A História de uma Abelha é uma animação muito bem feita. A aparência de Barry até lembra a de Seinfeld, com seus grandes olhos azuis, o nariz fininho e os tênis nos pés - sempre presentes no figurino do comediante, como mais uma referência ao seriado que o tornou famoso e idolatrado mundialmente. As cenas nas quais Barry e seus companheiros insetos sobrevoam Nova York (evidentemente, já que Seinfeld também se passava nesta cidade) são incrivelmente fluídas e a construção da colméia idealizada pelos produtores é toda interligada e unida, como o próprio trabalho e a complexa sociedade em si das abelhas.

    O texto de Bee Movie - A História de uma Abelha é divertido, com diálogos rápidos e repletos de trocadilhos - que, infelizmente, acabam se perdendo na tradução para a língua portuguesa. Desta forma, o filme significa não somente uma excelente oportunidade de diversão aos espectadores, mas a bem-vinda volta de Jerry Seinfeld ao show business após o término de seu cultuado seriado, em 1999.