BEIJANDO JESSICA STEIN
Decepcionadas em seus respectivos relacionamentos amorosos, Jessica (Jennifer Westfeldt) e Helen (Heather Juergensen) resolvem dar uma grande virada em suas vidas: tentar o amor homossexual. A mudança não será nada fácil. Principalmente por causa da rígida formação judaica da conservadora Jessica.
Beijando Jessica Stein é uma produção mais do que independente, barata (custou apenas US$ 1 milhão, quantia irrisória para os padrões norte-americanos) e que, mesmo assim, conseguiu distribuição internacional pela poderosa 20th Century Fox. Trata-se de um filme simples, quase infantil, travestido de comédia alternativa. È visível também sua origem teatral: Beijando Jessica Stein é uma adaptação da peça Lipshtick - também alternativa - de 1997, interpretada pelas mesmas Jennifer Westfeldt e Heather Juergensen.
Consegue provocar algumas risadas aqui e ali, mas no fundo não acrescenta nada de especial em relação a dezenas de outros filmes sobre o mesmo tema já explorado pelo cinema independente americano. Vencedor de festivais em Los Angeles e de Miami, Beijando Jessica Stein traz uma curiosidade local: o autor da trilha sonora, Marcelo Zarvos, é brasileiro e fez também as trilhas dos filmes Rock Estrela e Uma História de Futebol.
25 de julho de 2002.
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br