cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    BOB ESPONJA: UM HERÓI FORA D'ÁGUA

    Nova animação traz espírito de nostalgia para os fãs da série
    Por Pedro Tritto
    04/02/2015

    Não há dúvidas: Bob Esponja é uma das maiores referências quando o assunto é animação. Cômico, divertido e maluco em diversos momentos, o desenho criado por Stephen Hillenburg cativa fãs de todas as idades, afinal possui alguns dos personagens mais curiosos, engraçados e ingênuos da TV.

    Depois de agradar em seu primeiro longa (lançado em 2004), o Sr. Calça Quadrada, cuja série de TV vai ao ar pelo canal Nickelodeon, ganha uma nova aventura, chamada Bob Esponja: Um Herói Fora D'água. Assim como o desenho original, o novo filme consegue divertir, arrancar boas risadas com piadas atuais e cumprir bem o seu papel de entretenimento.

    Mais uma vez o longa mistura animação e live-action (atores reais). No primeiro, Bob e Patrick chegam aparecer no mundo real, mas de uma maneira bem superficial. Agora, vemos os personagens principais em formato 3D e com uma tecnologia bem mais avançada, que nos dá a impressão que eles estão realmente interagindo com as pessoas fora d'água. Pena que esse grande trunfo, muito bem feito tecnicamente, não é aproveitado da melhor maneira possível.

    Com o título de "Um Herói Fora D'Água", o longa sugere que os protagonistas vão passar a maior parte da trama em uma nova dimensão, ou seja, no mundo real. Mas o que se vê, porém, é uma animação tradicional, com os personagens mais dentro da água do que fora, propriamente dito. Para se ter ideia, chega a parecer que o que está passando na tela não é um longa-metragem e, sim, a extensão de algum episódio da série original. Isso está longe de acabar com a diversão do filme, mas compromete a diversão ao não explorar como deveria a boa premissa.

    Outro ponto positivo é a participação de Antonio Banderas, que vive um pirata que quer pegar de qualquer jeito a fórmula secreta do hambúrguer de siri. Com uma atuação irreverente e totalmente segura, o ator mergulha no espírito da história ao demonstrar diversão e desenvoltura, principalmente nos diálogos com suas gaivotas companheiras.

    Ao contrário do primeiro longa, todos os personagens principais da história são bem desenvolvidos pelos diretores Mike Mitchell e Paul Tibbitt. A dupla se preocupou em dar aos envolvidos a mesma atenção que é dada na série televisiva. Além disso, há uma preocupação admirável da direção em ser o mais fiel possível ao seriado. Até quando estão na terra, vemos Patrick, Lula Molusco, Sr. Sirigueijo e Plankton com os mesmos traços do desenho original, o que é ótimo, pois cativa os fã e mantém a essência da história.

    Apesar de não aproveitar ao máximo o fato dos heróis aparecerem na superfície, Um Herói Fora D'Água justifica o preço do ingresso, principalmente por se tratar de um ótimo passatempo. Além de ser mais divertido que o seu antecessor, o filme dá um novo gás à série original e, com um ar de nostalgia, mantém o legado e a mensagem de alegria e ingenuidade que o Bob Esponja construiu ao longo do tempo.