cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CINZAS DA GUERRA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    No transcorrer do premiado filme O Pianista, uma das várias facetas do holocausto é abordada de maneira contundente: o colaboracionismo de alguns judeus que se dispunham a trabalhar do lado dos nazistas, traindo seu próprio povo, em busca de algum “lugar ao sol” dentro do regime dos ditadores. Em Cinzas de Guerra – filme que já estreou no Rio de Janeiro e que agora entra em cartaz em São Paulo, exclusivamente no cine Belas Artes – este delicado assunto é tratado de maneira mais aprofundada.

    A partir do livro de Miklos Nyiszli, o diretor e roteirista Tim Blake Nelson narra a história real do chamado 12º Comando Especial de Zuschwitz, um esquadrão de prisioneiros judeus jogados pelo nazismo num dilema moral e torturante: ajudar a exterminar seus próprios iguais, em troca de mais alguns meses de vida. Trata-se de um drama pesado e bastante denso que reúne um elenco digno de nota, incluindo Steve Buscemi, Mira Sorvino (desprovida totalmente de seu costumeiro glamour, e Harvey Keitel como um oficial nazista.

    Infelizmente, porém, esta produção independente de baixo orçamento (US$ 5 milhões) e pequeno lançamento (apenas 8 salas nos EUA) não recebeu do público a devida atenção, e não chegou sequer a casa do um milhão de dólares de bilheteria nos EUA.

    Agora, na esteira de O Pianista, talvez o filme consiga uma visibilidade maior por aqui.


    02 de abril de 2003


    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br