cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CINZAS DO PASSADO REDUX

    Por Heitor Augusto
    30/04/2009

    Depois do road movie Um Beijo Roubado, rodado nos Estados Unidos, Wong Kar-wai volta à China com Cinzas do Passado Redux. Toda vez que o cinema de Kar-wai é citado, a primeira característica que vem à mente é a fotografia enfática.

    O cineasta tem sido "acusado" de, nos últimos filmes, utilizar a fotografia como algo em si mesmo, autovalorizado, que não está a serviço da película. Na gíria, algo que olha para o próprio umbigo. Se em 2046: Os Segredos do Amor e Um Beijo Roubado, essa argumentação estava respaldada, no novo filme Cinzas do Passado Redux a fotografia tem uma função mais objetiva. A história, ambientada no deserto, é uma fábula que ocorre no jianghu (mundo das artes marciais) e os acontecimentos são definidos de acordo com as cinco estações do calendário chinês.

    Para empurrar o espectador no deserto do longa, o fotógrafo Christopher Doyle explorou tons amarelos da areia e do sol, aproximando o filme de quem o assiste. O efeito é semelhante ao já apresentado por César Charlone em Ensaio Sobre a Cegueira, no qual os tons brancos foram exagerados para trazer o espectador para a "cegueira branca" descrita por Saramago, autor do livro que originou o filme.

    Discussões imagéticas à parte, o novo trabalho de Kar-wai, rodado em digital, continua explorando a seara dos sentimentos, desta vez por meio do solitário espadachim Ouyang Feng (Leslie Cheung), que abandonou a mulher depois de ela ter se casado com seu irmão. Constantemente é procurado para vingar alguém, delegando esta função a pessoas que recruta. A cada nova figura em sua vida, uma história é contada.

    O drama ganha um espaço maior, incrementado pelas tensas cenas de duelo de espadas - longe das acrobacias surreais de O Tigre e o Dragão. Traição, vingança, dor e amor são alguns dos temas abordados nos cinco contos do filme. Cinzas do Passado Redux é uma nova versão de Cinzas do Passado, lançado em 1994 e dirigido pelo próprio Wong Kar-wai.

    Contextualizado na carreira do diretor, o novo filme pode ser um sopro de esperança para mostrar que seu cinema vai além do formalismo e que ainda tem força para contar histórias cujos acontecimentos têm tanta importância como a fotografia. Um cinema para além do umbigo.