cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    CLOSER - PERTO DEMAIS

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Não é um mau filme, longe disso, mas Closer - Perto Demais chega ao Brasil supervalorizado por rasgados elogios causadores de uma falsa expectativa que pode frustrar o público. Sem dúvida trata-se de um trabalho diferenciado para o consumidor médio norte-americano, que ainda se escandaliza com roteiros mais apimentados, mas os cinéfilos brasileiros e europeus (e mesmo os fãs do cinema independente americano) dificilmente vão se espantar com esta história repleta de traições, com pitadas de sexo e palavrões.

    A direção de Mike Nichols (do clássico A Primeira Noite de um Homem e da recente minissérie Angels in America) é elegante e sóbria, como sempre. Os afiados e sarcásticos diálogos são o principal atrativo do filme. Conseguir o cargo de editor da seção de obituários de um jornal porque o antigo morreu é apenas um dos deliciosos exemplos de cinismo e humor negro do roteiro de Patrick Marber, baseado em sua própria peça teatral.

    Ah, sim, a trama. Alice (Natalie Portman), que amava Dan (Jude Law), que amava Anna (Julia Roberts), que amava Larry (Clive Owen), que amava Alice... Parafrasear Drummond ajuda bastante a contar a história de Closer - Perto Demais, este belo drama romântico que explora todos os vértices de um inquietante quadrilátero amoroso, excelentemente interpretado por todo o elenco. Vale o preço do ingresso, mas sem todo este entusiasmo exagerado que a mídia anda fazendo.