cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    DOMÉSTICAS - O FILME

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Depois de produzir curtas-metragens de muita qualidade e sucesso (E No Meio Passa um Trem, por exemplo), a produtora paulista O2 parte agora para o seu primeiro longa: Domésticas, o Filme. O roteiro foi escrito a oito mãos por Cecília Homem de Mello, por Renata Mello (que além de ser a autora da peça que originou o filme também atua no papel da Cida) e pelos próprios diretores, Fernando Meirelles e Nando Olival. Ambos, inclusive, vindos da publicidade e estreando agora no longa-metragem.

    Uma estréia das mais promissoras. Mostrando o universo urbano paulistano por meio do prisma das empregadas domésticas, o filme é simplesmente encantador. As atrizes estão simplesmente impressionantes em seus papéis. No melhor estilo Robert Altman, o roteiro entrelaça várias situações e personagens, misturando dramas, comédias e romances da vida privada.

    Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo são, por assim dizer, as “cabeças de chave” de cada situação mostrada no filme. Cida (Renata Mello) não se conforma com a apatia do marido. Roxane (Graziella Moretto) luta diariamente para se tornar modelo e atriz. Quitéria (Olívia Araújo) é tão esforçada quanto atrapalhada e não consegue se manter em nenhum emprego. Raimunda (Cláudia Missura) ainda sonha com um príncipe encantado e Créo (Lena Roque) procura a filha desaparecida. Em meio a vassouras e aspiradores de pó, cada uma destas domésticas vive suas paixões, seus sonhos, seus dramas e também seus momentos cômicos.

    Outros personagens se agregam à trama. Todos da classe baixa. Domésticas jamais dá voz às classes altas. Como nos antigos desenhos de Tom & Jerry, em que os personagens humanos só eram vistos do joelho para baixo, os patrões e as patroas também não têm vez nem voz no filme. Eles são apenas citados pelas verdadeiras protagonistas da história: as poéticas, trágicas e cômicas empregadas domésticas do Brasil.

    16 de abril de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br