cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    DRAGÃO VERMELHO

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Ainda que fora de ordem, finalmente se completa a trilogia dos livros escritos por Thomas Harris sobre o terrível Hannibal, o Canibal. No cinema, a ordem foi O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e agora Dragão Vermelho. Cronologicamente, porém, Dragão Vermelho deveria ter sido o primeiro filme.

    A história se inicia já mostrando um Hannibal (Anthony Hopkins, quem mais?) psicopata, criminoso... e profundamente elegante. O filme não tem a proposta de mostrar as origens do personagem. Logo nos primeiros minutos, antes mesmo dos créditos iniciais, ele tenta – literalmente – comer o fígado de Will Graham (Edward Norton), o policial que acaba de descobrir suas tendências, digamos, “gastronômicas”. Ambos se ferem de maneira quase mortal. Há um corte de tempo de “several years” (que a legenda em português risivelmente traduz como “sete anos”) e vemos que Graham se aposentou da polícia. Depois de quase morrer nas mãos de Cannibal, agora ele só quer cuidar da família e reformar barcos. Porém, seu ex-patrão Jack (Harvey Keitel) lhe pede apenas uma “pequena ajuda” para rastrear os passos de um violento serial killer. E Graham volta à ativa, para o desespero de sua esposa Molly (Mary-Louise Parker).

    A partir daí, Brett Ratner (o mesmo de um Homem de Família e de A Hora do Rush 1 e 2) desenvolve um suspense policial bastante tenso e envolvente. Sim, há algumas cenas que poderiam ser facilmente “enxugadas”, sem que se perdesse nada da trama com isso, mas são defeitos menores para um filme bastante eficiente no que se propõe: causar tensão. Chama a atenção a atuação do britânico Ralph Fiennes (O Paciente Inglês) no papel de vilão, e lamenta-se o desperdício do pequeno papel de Emily Watson (Ondas do Destino), sub-aproveitada.

    O final acende a vontade de se rever O Silêncio dos Inocentes.

    31 de outubro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br