Pôster de Edifício Master

EDIFÍCIO MASTER

(Edifício Master)

2002 , 110 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Eduardo Coutinho

    Equipe técnica

    Roteiro: Eduardo Coutinho

    Produção: Beth Formaggini

    Fotografia: Jacques Cheuiche

    Estúdio: VideoFilmes

    Montador: Jordana Berg, Jordana Bergedt

    Elenco

    Alessandra de Souza Alves, Antônio Carlos Pereira, Carlos Pontes, Daniela Gasparini, Esther Pinheiro Vianna, Geicy da Silva Bastos, João Marcelo V. Martins, José Oswaldo Maia da Silva, Lúcia Regina Bellas da Silva, Luciano de Castro, Marco Antônio Nunes, Maria do Céu Aguiar da Silva, Maria Regina Melo Cândido, Nadir Carvalhal Citro, Paulo Fabiano Ferreira, Renata Bento Barbosa, Rita Maria Coimbra da Silva, Roberto Cupello, Sérgio de Carvalho Casaes, Vera Lúcia Maciel Savelle

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Festejado como um dos melhores documentaristas do Brasil, Eduardo Coutinho desenvolveu uma eficiente fórmula para a realização de seus filmes. Após uma intensa pesquisa, ele e sua equipe conversam demoradamente com as pessoas a serem entrevistadas. Criam um tipo de elo de amizade com elas. Só depois as câmeras são ligadas, obtendo assim depoimentos de altíssimos graus de credibildiade e sensibilidade. Com a facildiade das novas e pequenas câmeras digitais, os resultados ficam ainda melhores.

    O processo é repetido no premiado Edifício Máster. Durante sete dias, a equipe de Coutinho filmou o cotidiano dos moradores do Master, um prédio de 12 andares e 23 apartamentos por andar (isso mesmo, são 276 apartamentos!), onde moram aproximadamente 500 pessoas. Trinta e sete delas contam para as lentes as suas pequenas e sinceras histórias. Entre contentes, desiludidos, esperançosos, desamparados ou tristes, os moradores do Master formam um microcosmo da própria sociedade brasileira: fragmentada, plural. E, acima de tudo, de um extremo humanismo.

    Em Edifício Máster, Coutinho utiliza exatamente a mesma fórmula de seus trabalhos anteriores, como Santo Forte e Babilônia 2000. Mas por que mexer em time que está ganhando?

    20 de novembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br



Deixe seu comentário
comments powered by Disqus