EDIFÍCIO MASTER
Festejado como um dos melhores documentaristas do Brasil, Eduardo Coutinho desenvolveu uma eficiente fórmula para a realização de seus filmes. Após uma intensa pesquisa, ele e sua equipe conversam demoradamente com as pessoas a serem entrevistadas. Criam um tipo de elo de amizade com elas. Só depois as câmeras são ligadas, obtendo assim depoimentos de altíssimos graus de credibildiade e sensibilidade. Com a facildiade das novas e pequenas câmeras digitais, os resultados ficam ainda melhores.
O processo é repetido no premiado Edifício Máster. Durante sete dias, a equipe de Coutinho filmou o cotidiano dos moradores do Master, um prédio de 12 andares e 23 apartamentos por andar (isso mesmo, são 276 apartamentos!), onde moram aproximadamente 500 pessoas. Trinta e sete delas contam para as lentes as suas pequenas e sinceras histórias. Entre contentes, desiludidos, esperançosos, desamparados ou tristes, os moradores do Master formam um microcosmo da própria sociedade brasileira: fragmentada, plural. E, acima de tudo, de um extremo humanismo.
Em Edifício Máster, Coutinho utiliza exatamente a mesma fórmula de seus trabalhos anteriores, como Santo Forte e Babilônia 2000. Mas por que mexer em time que está ganhando?
20 de novembro de 2002
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Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br