cineclick-logo
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • Fale Conosco|Política de Privacidade
    © 2010-2020 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    EU TU ELES

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    EU TU ELES

    Comédia

    Popular, bem realizado, bem interpretado, e com um roteiro ao mesmo tempo simples e envolvente. Ainda é cedo pra dizer, mas talvez esteja pintando o representante brasileiro na corrida para o Oscar 2001: Eu, Tu, Eles. Este segundo longa-metragem de Andrucha Waddington (o primeiro foi Gêmeas) prova mais uma vez que um filme pode ser competente, digno, profissional, comercial, inteligente e agradável, tudo ao mesmo tempo.

    A história é baseada no caso real de Darlene (Regina Casé), uma mulher simples do sertão nordestino, que aos poucos administra sua vida para manter - sob um mesmo teto - nada menos que três maridos. O primeiro (Lima Duarte, fazendo novamente o seu melhor papel: o de Lima Duarte) é o grande provedor. O segundo (Stênio Garcia, impecável) cuida das necessidades básicas da casa e da cozinha. E o terceiro (Luiz Carlos Vasconcellos, o mesmo de O Primeiro Dia) é o melhor na cama. Tudo dentro de uma razoável harmonia.

    Com uma belíssima fotografia em tons quentes, Eu, Tu, Eles apóia-se sobre grandes interpretações e consegue alcançar um saudável meio termo entre as raízes brasileiras e um filme "for export". E ainda traz uma ótima trilha sonora onde Gilberto Gil homenageia os grandes clássicos do cancioneiro nordestino.

    O filme tem o ritmo agradável e cadenciado de um bom baião. Não é nenhum Central do Brasil, mas certamente mereceu a ótima receptividade que teve no Festival de Cannes.

    15 de agosto de 2000
    ------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, e do Canal 21.