FESTA NO CÉU
Festa No Céu vai te levar a uma incrível viagem pelo México. Com visual de tirar o fôlego e explosão de cores, a nova produção do renomado Guillermo del Toro, sob direção de Jorge R. Gutierrez, tem grandes personagens e ainda ensina boas lições por meio da cultura mexicana.
A animação procura desenvolver cada personagem de maneira única. Entre eles, o protagonista Manolo é um rapaz que precisa se decidir entre seguir os passos da família e ser um grande toureiro, ou se dedicar à sua paixão, a música. Conforme sua aventura se desenrola, ele passa por três mundos: dos Vivos, dos Esquecidos e dos Lembrados. Como a história transita muito entre eles, pode ficar complicado para as crianças mais novas compreenderem.
Ao lado do atrativo roteiro de Gutierrez, é possível perceber a influência de Del Toro, que consegue transpassar para uma animação toda a magia e misticismo que já é característico de seus filmes, como O Labirinto Do Fauno e Hellboy. Com foco na cultura mexicana, conhecemos o Dia dos Mortos, tradição que inclui grandes festanças em pleno cemitério e mexe com o estigma da morte. A história explica as particularidades da cultura com leveza e humor e deixa qualquer um morrendo de vontade de visitar o México.
O problema do longa é a grande em grande quantidade de personagens, que deixam a trama confusa e não permite aprofundar os mais interessantes. Ao menos, o diretor tenta mostrar a individualidade de cada um da melhor maneira possível. As mulheres ganham destaque, pois não são apenas princesas frágeis e mostram força, independência e ao mesmo tempo afeto e bondade.
Todo o universo do filme é bem exagerado: cores, penteados, detalhes da cidade e, até mesmo, entonação das vozes, detalhes que devem chamar a atenção das crianças. Além disso, os mais velhos podem curtir a trilha sonora, elaborada pelo argentino Gustavo Santaolalla (vencedor do Oscar pelas músicas de O Segredo de Brokeback Mountain), com versões "fofas" que vão desde Rod Stewart e Radiohead até 30 Seconds to Mars e Owl City, na sua maioria interpretados pelo simpático Manolo e seu violão.
Apesar de Festa No Céu ter forte apelo infantil, tanto pelo humor quanto pelo visual, é diversão garantida para toda a família.