FIREWALL - SEGURANÇA EM RISCO
O ano mal começou e já temos um forte candidato ao prêmio Framboesa de Ouro, aquele que escolhe os piores do cinema. Prepare-se: dificilmente você verá uma seqüência tão sonolenta de clichês como em Firewall - Segurança em Risco. Parece que alguém costurou (mal) os roteiros de O Preço de um Regate (com Mel Gibson), Duro de Matar (com Bruce Willis) e Horas de Desespero (com Humphrey Bogart na primeira versão e Mickey Rourke na refilmagem).
Jack (Harrison Ford) é um especialista em segurança bancária que tem sua casa invadida e sua família feita como refém pelo mega criminoso Bill (Paul Bettany, de Dogville). O plano, óbvio, é forçar Jack a quebrar os códigos para que Bill penetre no sistema digital do banco, de onde pretende transferir alguns milhões de dólares. Está montado o cenário ideal para Ford novamente protagonizar seu papel heróico de bom pai de família, marido exemplar e funcionário irrepreensível. A própria personificação do sonho americano.
Tudo o que você já viu no gênero é aqui repetido de maneira infantil, com direito a música estridente, criatividade zero e - sabe-se lá como - um banqueiro sessentão ganhando, no braço, uma luta contra um criminoso sarado e 30 anos mais novo.
Te cuida, Indiana Jones!