cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    FORMIGA NAS CALÇAS

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    O estilo “American Pie” chegou ao cinema alemão. Formiga nas Calças é uma espécie de “German Pie” (ou “American Apfelstrudell”), uma produção direcionada aos adolescentes que mostra o jovem Florian (Tobias Schenke) descobrindo sua sexualidade. Certa manhã, ele acorda e percebe que seu órgão sexual está falando, como se tivesse adquirido vida própria e personalidade. Na busca de respostas e soluções para o problema, Florian só recebe conselhos equivocados. Afinal, esta é uma descoberta que ele terá de fazer por si mesmo.

    Comédia sem graça e sem ritmo que tenta trilhar os caminhos abertos pelo cinema americano juvenil. Até a gag de prender o órgão genital no zíper da calça – já vista em Quem Vai Ficar com Mary? – é copiada e repetida. A sutileza está longe de ser uma das qualidades do roteiro. E a credibilidade também: é muito difícil de acreditar que um garoto de 15 anos seja tão mal informado quanto ao sexo como o personagem Florian. Pelo menos, o jovem ator Tobias Shenke se sai bem no papel e aparenta menos que os 19 anos que tinha na época das filmagens. Apesar da pouca idade, Shenke já fez cerca de 20 filmes na Alemanha, inclusive a seqüência de Formigas nas Calças, Knallharte Jungs, prometido para este ano. A continuação se justifica: mesmo com pouca qualidade, o filme levou mais de 1,5 milhão de pessoas aos cinemas da Alemanha. O que mostra que lá, como aqui, sucesso e talento não andam necessariamente juntos.

    Para piorar as coisas, a cópia que chega ao Brasil está dublada em inglês, o que tira ainda mais a espontaneidade dos personagens.

    28 de dezembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br