cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    HAIRSPRAY - EM BUSCA DA FAMA

    Por Celso Sabadin
    21/09/2007

    Está longe de ser um Grease - Nos Tempos da Brilhantina, mas bem que Hairspray - Em Busca da Fama pode ser considerado uma espécie de Nos Tempos do Laquê. O filme se passa nos anos 60, época em que os EUA festejavam a ostentação e a riqueza por meio de carros rabo-de-peixe e penteados "bolo-de-noiva". Porém, manchando a utopia dourada do novo sonho americano pairava a vergonha da discriminação racial.

    Em ritmo de comédia musical, Hairspray - Em Busca da Fama aborda tangencialmente todos estes assuntos através da personagem Tracy (a ótima estreante Nikki Blonsky), que sonha alcançar a fama participando de um concurso de danças num programa de TV. Porém, a garota - simpática, mas gorducha - fere os padrões de beleza impostos pela diretora do show, Velma (Michelle Pfeiffer), que prefere proteger a loira insossa Amber (Brittany Snow), que por sinal também é sua filha. No mundo de Velma (assim como nos EUA), o "feio" é descartado, assim como os dançarinos negros são colocados à parte, numa espécie de gueto que lhes reserva apenas um eventual programa "especial", no qual eles possam dançar. De forma irônica, é justamente com os colegas negros que Tracy aprende seus melhores passos de dança, que podem levá-la à tão sonhada fama.

    Hairspray - Em Busca da Fama é a refilmagem de Hairspray - Éramos Todos Jovens, que o sempre polêmico John Walters filmou em 1988. O filme anterior era mais transgressor, mas este remake também é bem-vindo. Principalmente pelo carisma de seus personagens, pela alegria e pelo estilo descompromissado adotado pelo novo diretor Adam Shankman, o mesmo de O Casamento dos Meus Sonhos.

    Porém, não se percebem, na tela, os US$ 75 milhões que, estima-se, tenham sido investidos no filme. Pelo contrário, tem-se durante todo o tempo a impressão de um filme de orçamento bem menor, com coreografias pouco elaboradas e uma produção até certo ponto acanhada. O que não tira os méritos, muito menos o bom humor de Hairspray - Em Busca da Fama. Um filme que merece ser conferido, nem que seja pela divertida participação de John Travolta, escondido debaixo de uma pesadíssima maquiagem de mulher gorda.