cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    HANNIBAL

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Um dos psicopatas mais charmosos do cinema está de volta: Dr. Hannibal Lecter, mais conhecido como Canibal. Dez anos após O Silêncio dos Inocentes, vamos ficar sabendo finalmente o que aconteceu com o Dr. Lecter, depois que ele escapou do FBI e viajou até a Itália. Embora Hannibal seja assumidamente uma continuação de O Silêncio dos Inocentes, seria um erro tentar comparar os dois filmes. O primeiro segue a linha policial, tensa e investigativa. Este segundo é mais cerebral, menos aventuresco e, sem dúvida, mais sangrento.

    Como não poderia deixar de ser, o ator principal é o mesmo Anthony Hopkins. Mas, a agente Starling mudou: sai Jodie Foster, entra Julianne Moore, a estrela de Magnólia e Fim de Caso. O roteiro mostra o paradeiro de Hannibal sendo obsessivo e simultaneamente perseguido por três pessoas diferentes: o policial italiano Pazzi (Giancarlo Giannini), o milionário Mason Verger (Gary Oldman, transfigurado debaixo da pesada maquiagem de vítima do Canibal) e, claro, a agente Starling. Cada um tem seus métodos e, principalmente, os seus motivos. Entre os três, Hannibal orquestra sua sinfonia de dissimulações, de escapadas e - se preciso for - de extrema violência.

    Mesmo sem um grande roteiro nas mãos, o diretor Ridley Scott - o mesmo de Gladiador - conseguiu imprimir ao seu filme um clima de suspense fino e charmoso, coerente com o personagem título. A direção de arte é primorosa e a fotografia - em tons fortes e escuros, quase em alto contraste - proporciona a Hannibal um clima de sonho e de magia (as cenas filmadas em Florença são de extrema beleza).

    Os fãs de aventuras policiais, porém, poderão se decepcionar. O forte do filme não é a ação, mas sim os jogos psicológicos armados pelo psicopata. Um assassino tão encantador quanto perigoso... e lucrativo. Tanto que já foram iniciadas as negociações para a produção de um terceiro longa-metragem estrelado pelo hipnótico Dr. Hannibal Lecter.

    21 de fevereiro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br