cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

    Por Angélica Bito
    05/06/2009

    Estreando no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) simultaneamente em 87 países, Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, produzido pelo francês Luc Besson (Arthur e os Minimois), o documentário tem um propósito bem claro: alertar o espectador sobre como a humanidade está destruindo o planeta.

    São 98 minutos de imagens aéreas belíssimas, que descrevem tanto a formação da Terra, bem como os processos que levaram o planeta a ser habitat possível a organismos vivos – tanto fauna quanto flora -, inclusive seres humanos, que existindo no planeta há 200 anos, já foi capaz de danificá-lo de tal forma que, se alguma atitude não for tomada em dez anos, a existência humana aqui impossível.

    Por meio de dados históricos e factuais, narrados pela atriz Glenn Close (Ao Entardecer) na versão original, Home - Nosso Planeta, Nossa Casa começa mostrando como a Terra se formou; parte para a ocupação das mais variadas geografias formadas na superfície terrestre. Ao mesmo tempo, aponta algumas descobertas do ser humano que levaram à mudança radical de sua relação com o meio ambiente, como a agricultura e o petróleo.

    As imagens aéreas – resultado de 500 horas de filmagens, em 54 países e 200 locações - dão a impressão do tão pequeno o ser humano é em meio à grandiosidade do planeta, com suas diferentes texturas que enchem a tela. Ironicamente, é esse menos minúsculo ser humano que ameaça a Terra. Antes do que ser um alerta em relação à iminente destruição do planeta – ilustrada por exemplos como do Haiti, que, tendo esgotado seus recursos naturais, é um dos países mais pobres do mundo -, Home - Nosso Planeta, Nossa Casa também dá uma verdadeira aula de geografia, ilustrado por belíssimas imagens aéreas.

    O casamento entre dados estatísticos e imagens, Home - Nosso Planeta, Nossa Casa funciona como um sopro de consciência na esperança de que, não somente no Dia Mundial do Meio Ambiente, mas diariamente pequenas e grandes atitudes sejam tomadas a fim de se reverter a destruição de nossa casa no universo.