cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    INSÔNIA

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Depois do grande e inesperado sucesso de Amnésia, o diretor Christopher Nolan vai buscar inspiração numa produção norueguesa de 1997 para fazer seu segundo longa: Insônia, uma boa estréia nos cinemas para este fim de semana.

    Nolan segue o roteiro básico escrito pelos noruegueses Nikolay Frobenius e Erik Skjoldbjaerg. Próximo ao Círculo Polar Ártico, região do planeta onde o Sol fica sem se pôr durante seis meses, o famoso investigador norte-americano Will Domer (Al Pacino, fantástico como sempre) é chamado para resolver o caso de uma garota brutalmente assassinada. Porém, solucionar o crime é apenas uma das preocupações de Will. Paralelamente, ele está sendo investigado pela corregedoria da polícia de Los Angeles, e o Sol brilhando 24 horas por dia não o deixa pregar o olho. Sem saber, seu estresse está apenas começando: um terrível acidente mata seu colega de investigação (é melhor não dizer como, para não estragar a surpresa) e o principal suspeito do assassinato da garota se mostra muito mais inteligente e problemático do que o próprio Will poderia supor.

    O resultado é um filme instigante. Não tão bom quanto Amnésia, é verdade, mas mesmo assim envolvente. A paisagem sempre branca do Alasca, o desespero por não conseguir dormir, o elenco repleto de bons talentos (Hilary Swank, de Meninos Não Choram, Martin Donovan, e Robin Williams fazendo um papel diametralmente oposto aos que consagraram sua carreira), tudo isso faz de Insônia um filme que merece ser conferido na tela grande.

    Nada, porém, supera a genialidade de Pacino no papel principal. Novamente cotado para o Oscar, sua interpretação é o ponto alto de um filme que ratifica o talento de Christopher Nolan. Confira.

    15 de agosto de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br