INTRIGAS
Tudo começa como um experimento científico para um trabalho de escola. Quase uma brincadeira. A idéia é espalhar um boato e verificar como ele se propaga. Assim, os amigos Derrick (James Marsden), Cathy (Lena Headey) e Travis (Norman Reedus) saem pela escola fofocando que Naomi (Kate Hudson), a virgem convicta da turma, finalmente havia transado com o namorado. Em pouco tempo, a brincadeira de mau gosto (e não de "mal" gosto, como está nas legendas do filme) foge de controle, e assume proporções trágicas, provocando traições, medo, desespero e trazendo revelações inconfessáveis.
Numa época onde as revistas de fofocas pipocam nas bancas e onde os programas de TV que exploram o tema têm audiências cada vez maiores, é muito bem-vinda esta tentativa de análise da amplitude e das conseqüências dos boatos. Não espere, porém, nada muito profundo. É clara a intenção do filme de criar um entretenimento direcionado ao público adolescente, e a escolha do elenco já é prova disso. James Marsden esteve em Comportamento Suspeito e X-Men, enquanto Joshua Jackson - de Dawson´s Creek - é um dos galãs favoritos da moçada. O destaque fica com a bonita e talentosa Lena Headey, que atuou em importantes produções inglesas como Vestígios do Dia e Mrs. Dalloway. Não estranhe também um certo estilo televisivo do filme: boa parte da equipe - incluindo o diretor - tem grande experiência em seriados de TV.
Mesmo pecando um pouco pela superficialidade com a qual aborda o tema, Intrigas é um filme redondo, com um roteiro bem amarrado, boas interpretações do jovem elenco (só Kate Hudson destoa), e um inegável talento para prender a atenção. Vale o ingresso.
01 de novembro de 2000
----------------------------------
Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br