JALLA! JALLA!
Você já viu alguma comédia sueca na sua vida? Pois aí está a sua chance: estréia neste final de semana nos cinemas do Brasil o simpático Jalla! Jalla!, filme vencedor de duas premiações internacionais: o US Comedy Arts Festival e o Bermuda International Film Festival.
Tudo gira em torno das confusões de dois amigos zeladores de um parque público na Suécia: o libanês Roro (Fares Fares ) e o nórdico Mans (Torkel Petersson). Apesar das diferenças culturais e sociais, ambos se dão muito bem e convivem pacificamente com seus problemas cotidianos e pequenas frustrações. Até o momento em que ambos – cada um à sua maneira – se vêem diante de um grande dilema sexual a ser resolvido: Mans subitamente se torna impotente. E Roro é pressionado pela família para se casar com Yasmin (Laleh Pourkarim), uma garota de origem árabe que ele sequer conhece.
Está armado o cenário para uma comédia de erros e trapalhadas, que não tem outra intenção a não ser divertir o público em geral. Nada de reflexões sociais sobre racismo, nem elucubrações sobre o futuro da Europa. Apenas uma comédia. Simples, direta, rápida e objetiva. Não dá para gargalhar, mas trata-se de um filme bastante simpático.
O jovem diretor, Josef Fares, de 25 anos, nasceu no Líbano e mudou-se para a Suécia ainda criança. Grande parte dos personagens libaneses vistos em Jalla! Jalla! (seu primeiro longa) são vividos pelos próprios parentes e amigos.
5 de setembro de 2002
____________________________________________
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br